ARIPUANÃ, Segunda-feira, 21/04/2025 -

NOTÍCIA

Hospital Amigo da criança ganha primeiro título em MT

Data: Quinta-feira, 04/03/2010 00:00
Fonte:

Fonte:espressomt

Na última quarta-feira (3), às 17h, a coordenadora da Área Técnica da Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Elsa Giugliani, entregará a placa ao Hospital Santa Helena, em Cuiabá. Com o título, o governo federal vai aumentar em 8,5% o valor repassado pelo parto normal e cesário para a unidade.

Em todo o Brasil, são 331 unidades com o título de Hospital Amigo da Criança. Nesses hospitais, as mães são orientadas e apoiadas para o sucesso da amamentação desde o pré-natal até o período pós-parto. O trabalho da equipe de saúde ajuda a aumentar os índices de aleitamento materno e a reduzir a incidência de doenças nas crianças.

Para Elsa Giugliani, do Ministério da Saúde, o título de Hospital Amigo da Criança traz um novo entendimento sobre a amamentação. Em vez de responsabilizar apenas as mães, o processo passa a envolver profissionais de saúde, familiares e a comunidade como um todo. “O hospital que possui o título de Amigo da Criança tem o compromisso de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno desde o período de gestação até o término da amamentação. O título de Hospital Amigo da Criança é um selo de qualidade”, afirma a coordenadora.

Orientação:

Segundo recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), os bebês devem tomar apenas leite materno até os seis meses de idade. Após esse período, a orientação é para que eles recebam alimentos complementares, como frutas, carnes e legumes, mas continuem a ser amamentados, pelo menos, até completar dois anos de idade.

Pesquisa do Ministério da Saúde revela que o tempo médio de aleitamento materno (AM) no Brasil aumentou um mês e meio: passou de 296 dias, em 1999, para 342 dias, em 2008, nas capitais e no Distrito Federal.

Credenciamento:

Idealizada em 1990 pela OMS e pela UNICEF, a Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) promove, protege e apoia a amamentação. Ela foi incorporada pelo Ministério da Saúde em 1992 e, com o apoio das secretarias estaduais e municipais de saúde, capacita profissionais, avalia e estimula a rede hospitalar a cumprir os pré-requisitos e pleitear o credenciamento.

Para receber o título de Hospital Amigo da Criança, a unidade deve cumprir alguns pré-requisitos. Entre eles destacam-se o funcionamento de um comitê de investigação de óbitos maternos, infantis e fetais e o cumprimento dos “Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno”, propostos pela OMS e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (veja abaixo). A unidade interessada em receber o título deve preencher o questionário de auto-avaliação padronizado pelo Ministério da Saúde e fornecido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Avaliadores do Ministério visitam a maternidade para oferecer a certificação.