NOTÍCIAS

Juina: Copo descartável vira discussão na Câmara de Vereadores

Data: Quarta-feira, 09/06/2010 00:00

Redação: Ivan Pereira

A discussão em torno do projeto de autoria da vereadora Nadiley Soares (PT), que tem como objetivo, substituir os tradicionais copos descartáveis por copos laváveis, durou mais de 30 minutos. “Fica mais barato usar água e sabão para lavar um copo do que comprar copos descartáveis e o meio ambiente agradece”, explicou a vereadora.

As explicações da vereadora não convenceram os colegas. O democrata Francisco de Assis Pedroso, usou a tribuna e explicou porque não concorda com o projeto. “Antes de dar meu parecer nesse projeto eu liguei para a coordenadora da Vigilância Sanitária, Flaviane Smanioto, e o posicionamento dela é não tirar o copo descartável. Liguei também na secretaria de saúde, e a funcionara que me atendeu também foi contrária”, relatou Chicão, que votou contra.

Robson Amorim Machado (PMDB), também entrou na discussão. “Pensando em várias doenças agente tem que analisar todos os fatos. Esse projeto vai da conscientização da população e não de eliminar o copo descartável”, lembrou Machado que também votou contra.

Os vereadores se informaram antes de entrarem no debate. Alexandre Milano (PT), destacou a preocupação com as doenças que podem ser transmitidas pela saliva. “Descobri que depois de 100 anos, a doença de chagas está sendo transmitida vira oral”, alertou.

Após a discussão, o projeto foi rejeitado por 6 votos a 1. O vereador Geraldo Ferreira, 1º secretário, esteve ausente na sessão, pois se encontra em viagem para Brasília.