A 10ª Companhia Independente de Polícia Militar de Aripuanã divulgou o balanço da Operação Exponã 2026, realizada entre os dias 2 e 7 de setembro, durante a programação da 17ª Exponã e 33ª Festa do Peão Boiadeiro.
De acordo com os dados apresentados pela corporação, foram registrados 314 autos de infração de trânsito, além da apreensão ou remoção de seis veículos. As equipes também realizaram 40 testes de etilômetro (bafômetro) ao longo da operação.
Conforme o balanço da Polícia Militar, foram registradas três ocorrências que resultaram em prisão em flagrante.
No dia 3 de setembro, foi registrada uma ocorrência de lesão corporal culposa na direção de veículo, com uma prisão em flagrante.
Já nos dias 5 e 6 de setembro, foram registradas duas ocorrências relacionadas a condução de veículo sob influência de álcool, com uma prisão em flagrante em cada caso.
A Polícia Militar destacou que não houve ocorrência registrada no interior ou no perímetro do Parque de Exposições durante o período da operação.
Para garantir a segurança durante a realização da Exponã, as forças de segurança adotaram uma série de medidas preventivas e de fiscalização.
Entre as ações realizadas estiveram uma Blitz Lei Seca, em conjunto com a Polícia Civil, na noite de 2 de setembro; bloqueio parcial da MT-208, em frente à Imapa, das 19h30 às 4h, entre os dias 3 e 7 de setembro, com apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura; além de pontos de demonstração e blitz nas vias de acesso ao Parque de Exposições.
As equipes também realizaram abordagens em lanchonetes, bares e boates, fiscalização de veículos e pessoas, checagens, buscas pessoais e veiculares, comboios policiais e policiamento a pé e com motocicletas.
Outra frente da operação foi a interação com a comunidade e a divulgação prévia de orientações nos meios de comunicação, com o objetivo de conscientizar a população sobre o cumprimento das leis e das regras de trânsito.
Segundo a 10ª CIPM, aproximadamente 20 policiais militares trabalharam diariamente na operação, envolvendo equipes da própria companhia e de outras unidades da região.
Participaram da ação policiais da 10ª CIPM de Aripuanã, Núcleo de Polícia Militar (NPM) de Conselvan, NPM de Juruena, 33ª CIPM Força Tática de Juína e BPM de Trânsito de Cuiabá.
O comandante da 10ª CIPM, major PM Richard André Pereira Barrios, agradeceu o apoio e a compreensão da sociedade durante a operação e destacou que o trabalho policial tem como objetivo servir e proteger a população.
Ao reforçar as orientações de segurança no trânsito, a Polícia Militar deixou uma mensagem aos motoristas: “Se beber, não dirija. A festa acaba, a vida continua.”
A operação contou com o apoio do 8º Comando Regional – “Guardiões do Noroeste”.