NOTÍCIAS

Prefeitura de Aripuanã abre as portas do novo Abrigo Municipal de Animais para visitação de estudantes

Data: Terça-feira, 23/06/2026 12:06
Fonte: Da Assessoria PMA
A iniciativa teve como objetivo apresentar a infraestrutura recém-concluída e explicar o funcionamento do local.
Prefeitura de Aripuanã abre as portas do novo Abrigo Municipal de Animais para visitação de estudantes

A Prefeitura de Aripuanã abriu as portas do novo Abrigo Municipal de Animais entre os dias 15, 16 e 17 de junho para uma série de visitas guiadas com a comunidade escolar. Participaram da programação estudantes da Escola Municipal Professor Jari Edgar Zambiasi, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI MT) e da Escola Estadual Professor Elídio Murcelli Filho.

Conduzida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM), a iniciativa teve como objetivo apresentar a infraestrutura recém-concluída e explicar o funcionamento do local. O espaço passa a ser administrado integralmente pela própria SEMAM, que já trabalha na estruturação de uma equipe técnica própria e dedicada exclusivamente aos cuidados, acolhimento e reabilitação dos animais.

A entrega da estrutura soluciona definitivamente um antigo passivo jurídico do município. Nascido de uma repactuação liderada pela prefeita Seluir Peixer Reghin no âmbito do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC nº 001/2024), o projeto evitou que os cofres da Prefeitura sofressem multas milionárias decorrentes da antiga exigência de um centro de zoonoses. A conversão do formato para um Abrigo municipal provou-se a alternativa tecnicamente mais moderna, viável e econômica para a cidade.

Consciência e suporte técnico

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, João Reghin, assumir a gestão do abrigo e apresentá-lo aos estudantes da Escola Jari, do SENAI e da Escola Elídio reforça o compromisso do poder público com a educação ambiental. “A SEMAM está assumindo essa administração com muita responsabilidade, montando uma equipe técnica para garantir que o abrigo funcione com excelência. Trazer os nossos jovens aqui na largada do projeto é dizer a eles que o município tem agora um espaço de passagem e reabilitação adequado, mas a responsabilidade de não abandonar é de cada cidadão. Precisamos que essa juventude conheça o nosso trabalho e seja a nossa principal voz na defesa da posse responsável”, explicou o secretário.

Prefeita enaltece a gestão pública e o respeito à vida

A prefeita Seluir Peixer Reghin destacou que o modelo adotado em Aripuanã reflete transparência, coragem administrativa e compromisso com o bem-estar animal. “Quando assumimos o desafio de resolver essa antiga ação judicial, tínhamos duas missões urgentes: proteger o dinheiro do contribuinte de uma condenação severa e, acima de tudo, criar um espaço digno de respeito à vida. Conseguimos cumprir ambas. O Poder Público ergueu as paredes e, agora, através da Secretaria de Meio Ambiente, vai gerir e cuidar desse espaço com muito zelo e responsabilidade. Que as nossas crianças e jovens levem para casa o recado de que o abandono é crime, e de que o município está fazendo a sua parte para transformar a realidade de Aripuanã”, enalteceu a prefeita.

Nas próximas semanas, com a consolidação da equipe de trabalho, a SEMAM divulgará os canais oficiais de comunicação do abrigo municipal, as regras técnicas para o recolhimento de animais em situação de risco e o calendário das primeiras campanhas de adoção.