Na manhã desta segunda-feira (23), um grupo de eleitores municipais protocolou na Câmara Municipal de Aripuanã um pedido formal de providências contra o vereador Luciano Aparecido Demazzi. A manifestação foi motivada, segundo os signatários, por ataques pessoais classificados como misóginos, sexistas, difamatórios e pejorativos direcionados à senhora Seluir Peixer Reghin.
De acordo com o documento, o inconformismo dos eleitores não está relacionado às publicações gerais do parlamentar em redes sociais, nas quais ele se apresenta como fiscal do povo, mas especificamente aos fatos que teriam atingido a honra pessoal da citada munícipe. Os autores do pedido afirmam que as manifestações atribuídas ao vereador configurariam um ataque considerado “covarde e gratuito”.
Com base na vontade popular e nas previsões regimentais, os requerentes solicitam que seja adotado procedimento para submeter ao plenário o afastamento cautelar do vereador Luciano Demazzi de suas funções até a conclusão de eventual processo investigativo.
O expediente também menciona a recém-criada Primeira Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal, pedindo que o caso seja encaminhado ao órgão, que tem como procuradora a vereadora Érica Aparecida da Costa Tatsch e como procuradora adjunta a vereadora Helida Correia da Costa.
Além do afastamento, os autores do documento requerem que, após a apuração dos fatos, seja avaliada a possibilidade de cassação do mandato do parlamentar por suposta violação ao decoro. Também solicitam o envio de cópias ao Ministério Público para análise de eventuais medidas na esfera criminal.
O pedido foi protocolado sob o nº 248/2026, na Câmara Municipal de Aripuanã, tendo como interessado o escritório de advocacia Julio Cesar Pilegi Rodrigues. Os signatários ainda pedem ampla publicidade do expediente para conhecimento da população.
Até o momento, não houve manifestação pública do vereador citado sobre o teor do pedido.