Uma operação conjunta das forças de segurança resultou na apreensão de aproximadamente 500 quilos de cloridrato de cocaína na quinta-feira (10), em uma aeronave localizada na zona rural de Colniza, município situado a cerca de 1.050 km de Cuiabá, no extremo noroeste de Mato Grosso. O prejuízo estimado às facções criminosas é de R$ 12,5 milhões.
A ação faz parte da operação Protetor das Fronteiras e Divisas, e contou com a atuação integrada do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), 8º Comando Regional da Polícia Militar, 11ª Companhia Independente da PM de Colniza, e Polícia Federal.
De acordo com informações das forças envolvidas, a droga estava dividida em 12 fardos no interior da aeronave. A localização foi possível graças à troca de informações estratégicas entre as equipes de Mato Grosso e Rondônia, região de intensa movimentação do tráfico interestadual e internacional de entorpecentes.
Além da droga, também foi apreendida uma arma de fogo com seis munições intactas. O piloto da aeronave conseguiu fugir antes da chegada das autoridades e segue sendo procurado pelas equipes que permanecem em diligência na região.
Todo o material apreendido foi encaminhado à Superintendência da Polícia Federal em Porto Velho (RO), onde serão adotadas as medidas legais e investigativas cabíveis.
A apreensão representa mais um duro golpe contra o tráfico de drogas na região de fronteira, tradicional rota do escoamento de entorpecentes da América do Sul para outras regiões do país e do exterior.
As forças de segurança destacam que operações como esta continuarão sendo intensificadas, visando o enfrentamento ao crime organizado e a proteção das fronteiras brasileiras.