Gabriel Popó sofreu um mal súbito enquanto estava na concentração do XV de Jaú. Encontrado por um companheiro de quarto, ele foi prontamente levado para a Santa Casa de Jaú, mas, infelizmente, não resistiu. Um laudo do Instituto Médico Legal confirmou que a causa da morte foi um infarto agudo do miocárdio.
A partida entre o XV de Jaú e o União Suzano, que estava programada para aquele dia, acabou sendo suspensa em virtude do acontecimento.
Nascido em Marília, São Paulo, no dia 19 de novembro de 1998, Popó iniciou sua carreira em 2016, aos 18 anos, defendendo as cores do São José, clube localizado no Maranhão. Durante o mesmo ano, ele acumulou experiências no Moto Club, também do Maranhão, e no Marília, equipe de sua cidade natal.
Seu talento o levou a uma trajetória amplamente diversificada, passando por vários clubes brasileiros. Além de jogar por Timon, Sampaio Corrêa, Santa Cruz e Linense, o jovem atacante também integrou o elenco do Boa Esporte, em Minas Gerais, até alcançar o XV de Jaú, time em que estava engajado no início desta temporada para competir na terceira divisão do campeonato estadual de São Paulo.