ARIPUANÃ, Segunda-feira, 15/07/2024 -

NOTÍCIA

Estudantes podem se inscrever para festival de música da Seduc até 28 de julho

Até agora, 67 estudantes da Rede Estadual de Ensino já se inscreveram

Data: Quarta-feira, 10/07/2024 18:21
Fonte: Rayane Alves | Seduc-MT

As inscrições estão abertas para o 1º Voices of School, um festival de música inédito realizado pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) para crianças, jovens e adultos mostrarem os talentos vocais e artísticos. Até agora, 67 estudantes da Rede Estadual de Ensino já se inscreveram.

As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de julho, via formulário online disponibilizado no site, da Seduc. 

O festival contempla estudantes matriculados no Ensino Fundamental, Médio Regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA) de escolas sob jurisdição da Diretoria Metropolitana de Educação.

Para o líder do Projeto de Arte, Música e Comunicação (Educarte) e um dos coordenadores do festival, Fábio Lima da Cruz, o número de inscritos atendeu às expectativas. “A participação de estudantes das escolas da Grande Cuiabá garante uma diversidade de vozes e estilos, enriquecendo ainda mais o evento”, argumentou.

Ele reforçou que, para se inscrever, os candidatos necessitam comprovar uma frequência escolar mínima de 80%, uma exigência que reflete o compromisso do festival com o incentivo à educação. Além disso, na fase de inscrição, observa ele, é preciso gravar um vídeo de até 1 minuto e 30 segundos, à capela, o que proporciona um desafio criativo aos participantes, que devem também marcar a Seduc em sua publicação no Instagram.

A partir do dia 1º de agosto, os inscritos passarão por um processo de seleção que culminará na grande final, marcada para 20 de setembro.

Com uma comissão julgadora composta por profissionais de notório saber na área musical, os critérios de avaliação abrangem desde a técnica vocal até a capacidade de expressão e interpretação dos participantes, visando incentivar não apenas o talento, mas também a dedicação e o desenvolvimento artístico dos estudantes.

Para a Seduc, os vencedores do festival não apenas ganharão visibilidade e reconhecimento, mas também serão contemplados com prêmios significativos, incluindo equipamentos eletrônicos e valores em dinheiro, incentivando ainda mais a participação e o esforço dos jovens talentos.

Fábio Lima disse que vê no evento uma oportunidade de fomentar a educação musical e a expressão artística entre os estudantes.

"A iniciativa não apenas destaca o potencial criativo dos jovens mato-grossenses, mas também promove a integração social e cultural entre eles, evidenciando o papel transformador da arte na educação. À medida que a data final se aproxima, a expectativa cresce”, afirmou.

Os detalhes sobre o local das apresentações serão anunciados pela Seduc.