Eleitoral de Primavera do Leste (236 Km de Cuiabá), Roger Augusto Bim Donega, declarou irregular uma pesquisa de intenções de voto para prefeito, realizada no município, da Sensor Pesquisas, Comunicação e Marketing. O levantamento não registrou na Justiça eleitoral o número de eleitores e eleitoras pesquisados em cada setor censitário.
A impugnação, publicada na última quinta-feira (13), revelou que, curiosamente, a denúncia de pesquisa irregular foi feita pelo União Brasil - partido de Ademir de Goes atual vice-prefeito e candidato a prefeito. A Sensor Pesquisas, Comunicação e Marketing ainda foi multada em R$ 53,2 mil.
Na representação, o próprio Ministério Público Eleitoral (MPE) concordou com o pedido do União Brasil pela impugnação à pesquisa registrada como “MT 01116-2024”. “Sobreveio parecer do representante do Ministério Público Eleitoral manifestou pela procedência da representação, uma vez que demonstrado nos autos que restou ausente a informação quanto ao número de eleitoras e eleitores pesquisadas(os) em cada setor censitário, de modo que, não sendo complementada a pesquisa do dia em que puder ser divulgada até o dia seguinte, esta será considerada não registrada”, manifestou-se o MPE.
O juiz eleitoral Roger Augusto Bim Donega também determinou que a Sensor Pesquisas informe os sites que divulgaram o levantamento registrado sob o número MT-01116/2024 de modo a retirá-lo do ar. “Ante o exposto, acolho o parecer do Ministério Público Eleitoral para o fim de declarar irregular o registro da pesquisa registrada sob o n. MT-01116/2024 e, por conseguinte, determinar que a empresa impugnada suspenda divulgação da pesquisa, determinando à demandada que informe aos sites que divulgaram referida pesquisa (informados na peça inicial e outros que tenha conhecimento) sobre o teor desta decisão, retirando-as de circulação”, determinou o juiz eleitoral.