ARIPUANÃ, Domingo, 16/06/2024 -

NOTÍCIA

Merendeira de Aripuanã é vice-campeã do Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar de Mato Grosso

Sebrae/MT reuniu representantes de nove municípios; as ganhadoras do 'Desafio das Merendeiras' são de Canarana, Aripuanã e Guarantã do Norte

Data: Segunda-feira, 10/06/2024 20:50
Fonte: Da Assessoria
Foto: Sebrae/MT

“Fui a última a apresentar e fiquei muito tensa sem saber se gostaram da minha comida”. Foi o que disse a merendeira de Canarana, Elvira Alves Guimarães, ao disputar a etapa estadual do ‘3º Desafio das Merendeiras’. Porém, nem mesmo o nervosismo atrapalhou o resultado do seu prato de sobrecoxa de frango com caldo de laranja, arroz com cenoura e salada tropical que a levou a conquista do primeiro lugar da competição. O evento, que consagrou as três melhores receitas de profissionais da rede municipal de educação, foi realizado durante a abertura do ‘Festival das Nações’, na noite desta sexta-feira (07.06), no estacionamento do Pantanal Shopping, em Cuiabá.

“Já tinha participado no ano passado e achei maravilhoso, é muito inovador o Sebrae dar essa oportunidade para nós merendeiras de mostrar o que sabemos fazer e nos desafiar. Foi uma sensação maravilhosa, eu estava tremendo durante a decisão. Consegui ganhar nos votos, tirei em primeiro lugar e vou levar o prêmio para Canarana e agradecer a todos que estavam torcendo e me apoiando. Vou levar essa sensação para a vida”, disse animada ao receber o troféu.

A vice-campeã foi a cozinheira Ieda de Oliveira Leôncio, da cidade de Aripuanã, que fez um arroz nutritivo. Enquanto no terceiro lugar a ganhadora foi Ilda da Luz de Jesus Pereira, de Guarantã do Norte, com a receita de strogonoff de legumes sem glúten e sem lactose com arroz branco.

A competição organizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) tem o objetivo de valorizar os profissionais que preparam as refeições nas escolas municipais, por meio do programa Cidade Empreendedora, que também visa incentivar o consumo da agricultura local e promover uma alimentação saudável.

“O ‘Desafio das Merendeiras’ vem para registrar essa noite especial como uma marca da valorização dessas profissionais e incentivar a criação de novas receitas, por meio de ingredientes saudáveis provenientes da agricultura familiar, fortalecendo assim o negócio local. São as merendeiras que proporcionam sabor a todos os pratos dos alunos e que influenciam diretamente na aprendizagem e no conhecimento escolar e merecem o reconhecimento do trabalho realizado com tanta dedicação no dia a dia das escolas”, afirma a Diretora Superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun.

Com a parceria de prefeituras municipais, o evento reuniu representantes dos municípios de Sinop, Canarana, Querência, Tangará da Serra, Diamantino, Aripuanã, Campo Verde, Guarantã do Norte e Santa Carmem, vencedores das etapas municipais.

O gerente de Desenvolvimento Territorial do Sebrae/MT, Sandro Rossi, destaca o ‘Desafio das Merendeiras’ como a consolidação de um trabalho iniciado junto aos municípios para localizar e estabelecer parcerias com os produtores rurais, além de mostrar o potencial de criatividade e inovação das cozinheiras escolares.

“Isso aqui é a concretização de um trabalho que fomenta essas mulheres que ficam ali nos bastidores da escola, dentro das cantinas, escondidinhas na cozinha, a famosa ‘tia da merenda’ e valoriza juntamente os produtos da agricultura familiar porque elas cozinham com esses produtos locais. O prato delas faz parte do cardápio da merenda escolar, então esse ‘Desafio’ de hoje encerra a etapa estadual e demonstra que elas já são vencedoras na etapa dos municípios delas”, completa Sandro.

Cada participante do ‘Desafio’ elaborou uma receita conforme os critérios exigidos e utilizaram itens provenientes da agricultura familiar, produzidos pelos produtores locais. Na primeira etapa, foi selecionada a receita que representou cada município. Enquanto, nesta etapa estadual, as equipes de diferentes municípios competiram para identificar o melhor prato da merenda escolar.

Todos os pratos foram avaliados por renomados chefes de cozinha, como Tolentino Neto, chef e proprietário do restaurante ‘Marido na Cozinha’; Fernando Mack, especialista gastronômico e chef do restaurante ‘Brasído’; Adriana Costa, chef confeiteira e proprietária do restaurante e pousada ‘Atmã’, eleito como o melhor restaurante em 2019 pela revista ‘Comer e Beber’.