ARIPUANÃ, Domingo, 16/06/2024 -

NOTÍCIA

Alerta para temporais no Rio Grande do Sul

Todo o território gaúcho deve ser atingido por fortes temporais até sexta-feira, 24; sol retorna no fim de semana

Data: Terça-feira, 21/05/2024 20:09
Fonte: O Antagonista
Foto: Mauricio Tonetto / Secom
  • Rio Grande do Sul deve enfrentar mais uma semana de chuvas intensas. De acordo com especialistas, a entrada de umidade na região será favorecida por uma área de baixa pressão sobre o Paraguai, o que resultará em temporais em todo o território gaúcho até a sexta-feira, dia 24.

A partir desta quarta-feira, dia 22, uma frente fria se formará e se deslocará em direção ao sudeste do país, mantendo as instabilidades no sul. 

Climatempo alerta para a possibilidade de grandes volumes de chuva com raios e ventos de até 70km/h no centro-sul gaúcho, o que aumenta o risco de enchentes, deslizamentos de terra e outros problemas relacionados. Cidades como Bagé, Uruguaiana e Pelotas podem esperar chuvas ao longo do dia.

Temporais na região metropolitana

Os temporais devem se estender para a região metropolitana de Porto Alegre e o norte do estado na quinta-feira, dia 23, com previsão de pancadas persistentes. Esse cenário tende a se repetir no dia seguinte, com previsão de chuva generalizada em todo o território gaúcho.

Segundo a Climatempo, a análise dos dados meteorológicos indica que a chuva só deve diminuir no sábado, dia 25. O fim de semana será marcado por pancadas rápidas e irregulares na faixa litorânea, enquanto o sol retornará às demais áreas do estado.

Situação no Rio Grande do Sul

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou nesta terça-feira, 21, que o número de mortos em decorrência das fortes chuvas que atingiram o estado subiu para 161. Na segunda, 20, eram 157.

De acordo com balanço divulgado às 9h, 85 pessoas continuam desaparecidas e 806 ficaram feridas.

Com 464 dos 497 municípios afetados, o estado contabiliza 581.633 pessoas desalojadas, entre as quais 72.561 estão em abrigos.

Nível do Guaíba

O nível do lago Guaíba voltou a baixar em Porto Alegre.

Conforme medição realizada às 11h15 pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestruturas (Sema) e pela Agência Nacional de Águas (ANA), a cota está em 4,05 metros.

Na segunda, o nível estava em 4,31 metros e no domingo, 19, em 4,43 metros.