Foi realizado no último sábado, 30 de março, por uma equipe de patrulhamento fluvial da 10ª Companhia Independente de Policia Militar de Aripuanã, uma ação de fiscalizar crimes ambientais e pesca predatória no município, em escala extraordinária, nos rios Aripuanã e Canamã.
Conforme os policiais, além de fiscalizar crimes ambientais e pesca predatória a ação também foi de orientar os pescadores amadores sobre a nova legislação da pesca, várias embarcações foram abordadas ao longo do percurso para inibir a pesca predatória que acontece com frequência na região.
Ainda conformes os PMs, essas ações de fiscalizar serão constante no município. Ao final, foram recolhidos uma redes armada no rio Aripuanã para a captura de peixes e um cabo de 150 metros de espinhel com 60 anzóis usadas para tal delito.
De acordo com a lei nº 12.197/2023, conhecida como Transporte Zero, desde o dia 1º de janeiro está proibido o transporte, comércio e armazenamento de peixes nos rios estaduais por um período de cinco anos.