ARIPUANÃ, Terça-feira, 27/02/2024 -

NOTÍCIA

São Paulo 'zera' títulos com conquista da Supercopa e é o primeiro 'campeão de tudo' no Brasil

Data: Domingo, 04/02/2024 22:50
Fonte: ESPN/ Murilo Borges
Douglas Magno/Getty Images

O torcedor do São Paulo tem motivos de sobra para comemorar. Ao vencer o arquirrival Palmeiras por 4 a 2 nos pênaltis, neste domingo (4), no Mineirão, em Belo Horizonte (MG), e levantar a inédita taça da Supercopa Rei, o clube tricolor também conseguiu um feito inédito no país.

A equipe paulista, atualmente comandada por Thiago Carpini, é a primeira a ganhar todas as competições que disputou e ainda existem no calendário brasileiro.

Isto porque o título da Supercopa era o único que faltava na extensa galeria do clube em seus 94 anos de história (completados no último dia 25 de janeiro). Veja abaixo todas as conquistas:

Entre competições que deixaram de existir, o São Paulo também ganhou uma Supercopa da Libertadores, uma Copa Conmebol, um Torneio Rio-São Paulo e um Supercampeonato Paulista. E, das atuais, o clube nunca disputou divisões inferiores do Brasileiro ou do Paulista.

No futebol nacional, os times que mais se aproximam do São Paulo de 'zerar' a disputa são CorinthiansFlamengoGrêmio e Internacional. Dos títulos possíveis de se ganhar na atualidade, Timão, Rubro-Negro e Imortal não têm a Sul-Americana, enquanto o Colorado jamais venceu a Supercopa do Brasil.

O Flamengo, é verdade, tem em sua galeria a Copa Mercosul de 1999, uma espécie de embrião da Sul-Americana. O Inter, por sua vez, jamais teve a chance de disputar o que lhe falta, pois não é campeão brasileiro desde 1979 e só faturou a Copa do Brasil uma vez, em 1992, mas não houve Supercopa em 1993 (a disputa aconteceu entre 1990 e 1992 e depois só retornou ao calendário em 2020).

Para este ano, apenas o Corinthians disputa a competição que falta em sua galeria (Sul-Americana). Flamengo e Grêmio só jogarão a Sul-Americana caso sejam eliminados na fase de grupos da Libertadores, enquanto o Inter precisa ganhar o Brasileiro ou a Copa do Brasil para ter o direito de disputar a Supercopa.

Todos os outros chamados grandes do futebol brasileiro possuem vazios em sua lista de troféus. Menos o São Paulo.

No Mineirão, São Paulo e Palmeiras fizeram um jogo para lá de disputado durante os 90 minutos e ficaram no 0 a 0, levando a definição para os pênaltis. Na marca da cal, o goleiro Rafael foi o grande herói são-paulino e pegou duas cobranças, garantindo o título na capital mineira.

Próximos jogos do São Paulo: