ARIPUANÃ, Terça-feira, 27/02/2024 -

NOTÍCIA

MT fomenta produção de café por agricultores familiares

Data: Segunda-feira, 27/11/2023 10:58
Fonte: SOUAGRO/ Fernanda Toigo
Christiano Antonucci/Secom-MT

Maior produtor de café de Mato Grosso, Colniza tem expandido e fortalecido a cafeicultura entre os agricultores familiares, com a entrega de mudas e de kits de irrigação, realizada em parceria entre a Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (Seaf) e a prefeitura do município.

Somente em 2023, a estimativa é atingir 1 milhão de mudas distribuídas na região.

Em Colniza, mais de 5,5 mil famílias vivem da agricultura familiar e a maioria delas planta café. Algumas delas começaram a priorizar a produção do grão após incentivo do Governo do Estado, pelo programa MT Produtivo Café.

Na propriedade do agricultor familiar Almir Almeida, pela primeira vez, o café teve preferência depois que ele foi beneficiado com um kit completo de irrigação da Seaf. Ele foi um dos 30 produtores do município que receberam o equipamento.

“Isso ajuda muito nós que somos pequenos produtores e não temos condições de criar gado e o café é que vai garantir a renda da nossa família”, afirmou.

O prefeito de Colniza, Milton de Souza, disse que todo o investimento para melhorar a produção é importante. “Para o município, é um incentivo muito grande para alavancar a nossa produção de café, considerando que hoje somos a capital de café do estado”, pontuou.

No município, são produzidos pelo menos 49 milhões de pés de café em 15 mil hectares de área.

Além dos kits de irrigação, mudas são produzidas e distribuídas gratuitamente aos produtores familiares.

No município, são colhidas 100 mil sacas do grão por ano. Parte da produção fica em Colniza.

Em uma das indústrias instaladas no município, de propriedade do empresário Edson Alves, são beneficiados 12 mil kg de café.

“Para mim, foi um ato de sobrevivência. Precisava fazer algo para me manter e daí tive essa ideia e, graças a Deus, tem dado certo”, contou.

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção em Mato Grosso aumentou mais de 100% nos últimos quatro anos.

“Temos avançado muito na produção de café. Conseguimos dobrar a quantidade colhida de 2019 para cá e, neste ano, atingimos 245,8 mil sacas produzidas no Estado. Os investimentos continuam para melhorar ainda mais”, completou a secretária de Agricultura Familiar de Mato Grosso, Teté Bezerra.