ARIPUANÃ, Quarta-feira, 29/11/2023 -

NOTÍCIA

Curso estimula culinária mato-grossense e empreendedorismo em Aripuanã

Mais de 100 pessoas foram qualificadas na ação ofertada pela Nexa, em parceria com o Sesi-MT.

Data: Quinta-feira, 16/11/2023 13:56
Fonte: Da Assessoria

Depois de anos trabalhando em refeitórios de escolas do município de Aripuanã (MT), a dona de casa Tereza Lins passou a dedicar a experiência com a culinária no cuidado com a família e nas ações da igreja que congrega. Hoje, com 53 anos, ela volta a olhar novamente para a gastronomia como uma fonte de renda.

A mudança veio depois da participação no curso da Escola de Gastronomia Social, ofertado pela Nexa, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), com objetivo de estimular o empreendedorismo por meio da valorização da culinária mato-grossense e orientações sobre alimentação saudável.

“São quase 50 anos morando em Aripuanã e essa foi umas das poucas vezes que tive de mostrar meu conhecimento na culinária local. Gostei muito dessa oportunidade, pois aprendi vários tipos de pratos no âmbito regional e nacional. Acredito que isso vai ajudar a termos mais opções de refeição e até empreender na área”, conta Tereza Lins.

Dividido em três etapas, o curso teve abordagens sobre boas práticas de manipulação de alimentos, cozinha sustentável e aproveitamento integral de ingredientes, elaboração de cardápios regionais e noções sobre empreendedorismo gastronômico. “Uma oportunidade para a população de Aripuanã aprender, crescer e abraçar o espírito empreendedor e fortalecer a economia local, através da culinária e da promoção de saúde com alimentação”, explica a chef e instrutora do curso, Thaise Germano.

Com quase 120 participantes, o curso deve ganhar novas turmas até o final do ano. O Coordenador de gestão social da Nexa em Aripuanã, Sergio Oliveira, pontuou a alta procura pelo curso como fator positivo para ampliar a iniciativa.  “Ficamos muito contentes com os resultados dessa primeira turma porque essa foi uma ação desenvolvida para fortalecer o empreendedorismo, promover o desenvolvimento sustentável e a valorização da cultura gastronômica local", garantiu Sérgio.

Além da Nexa e do Sesi-MT, a realização do teve o apoio da prefeitura de Aripuanã na cessão do Centro de Educação Infantil Raio de Sol e dos utensílios necessários para o curso.