NOTÍCIAS

IFMT- Campus Juína lança curso de extensão em Produção de Sementes e Secagem de Grãos

Data: Quinta-feira, 13/05/2010 00:00
IFMT- Campus Juína lança curso de extensão em Produção de Sementes e Secagem de Grãos

Fonte:assessoria IFMT/Vinícius Xavier Perpétuo

Estarão abertas no período de 13/05 a 18/05, as inscrições para o curso de extensão em Produção de Sementes e Secagem de Grãos.  O curso é gratuito e desenvolvido pelos professores Simone Hemkemeier, Fernando Mendes Botelho e Reinaldo de Souza Bilio. As aulas serão oferecidas nos períodos matutino das 9h às 11h nas segundas-feiras, e vespertino das 13h30min às 15h30min nas sextas-feiras para uma turma de 30 alunos, com início das aulas no dia 24/05.

 “A gente colhe aquilo que planta. Na agricultura nós temos que levar isso em conta literalmente.” afirma a professora de agronomia Simone Hemkemeier. De acordo a professora, o curso de extensão em Produção de Sementes e Secagem de Grãos visa disseminar as técnicas de produção e também as suas normas de comercialização. “Iremos ministrar um curso que fala da formação, estrutura e importância das sementes, mostrando as vantagens de se utilizar sementes de boa qualidade. Abordaremos a legislação que rege a produção, colheita e o transporte, como ocorre o beneficiamento e armazenamento, diferenciando grãos e sementes.”

“É um curso de muita importância, porque abre um campo maior de trabalho para os estudantes. E é relevante também para os produtores, que vão aprender o que é a semente em si e qual a importância de sua utilização de forma saudável.” discorre Simone.

O curso também vai abordar questões nas partes florestais com o professor Reinaldo de Souza Bilio, segundo ele, essa é uma área importante e muitas vezes pouco difundida. “Aqui na região existe uma biodiversidade muito rica e as pessoas desconhecem o potencial dessas espécies, destacando-se as condimentares, as medicinais e as frutíferas, enfim, uma série de potenciais ainda não revelados. Nas espécies florestais a abordagem será desde a formação da semente até as técnicas de germinação e dos métodos de coleta.”

O público alvo são alunos do IFMT, produtores, agricultores e pessoas com interesse na área, principalmente aqueles que trabalham com agricultura.

As inscrições serão feitas somente na sede do Campus Juína, sito à Linha “J”, Quadra 8, Setor Chácara, das 8h às 11h e das 14h às 16h.  É necessário ter concluído o ensino fundamental, ou equivalente, até 2009, apresentar CPF, RG ou documento equivalente, com foto, expedido por órgão Oficial, com validade nacional. A seleção dos candidatos será realizada através de formulário a ser preenchido no momento da inscrição ao curso de capacitação, onde o candidato deverá justificar a razão pela qual deseja realizar o curso.

A relação dos aprovados será divulgada no dia 19/05 a partir das 17h30min no site da instituição www.jna.ifmt.edu.br e nos murais do Campus Juína. As matrículas serão feitas na Secretaria de Registro Escolar do campus Juína nos dias 20/05 e 21/05, das 8h às 11h e das 14h às 16h. Os documentos necessários são o Histórico Escolar do Ensino Fundamental, Médio ou Superior; Cédula de Identidade Oficial; CPF e comprovante atualizado de endereço, todos os documentos apresentados deverão ser originais com uma cópia ou fotocópia original.