NOTÍCIAS

Pacto pela pecuária sustentável no MT

Data: Quarta-feira, 12/05/2010 00:00

Fonte:odiariomaringa

Representantes de frigoríficos e da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) chegaram a um consenso sobre o texto final do pacto pela pecuária sustentável no Mato Grosso após reunião no Ministério Público Federal (MPF). A formalização do Termo de Ajuste de Conduta entre frigoríficos e o MPF depende da entrega do documento assinado pelas empresas até a próxima segunda-feira.

Segundo os procuradores Mário Lúcio de Avelar e Márcia Brandão Zollinger, com o acordo os frigoríficos se comprometem a adquirir gado somente de fornecedores que tenham aderido ao programa estadual de regularização ambiental rural, o MT Legal, mediante a apresentação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) até o dia 13 de novembro.

Os procuradores argumentam que a partir da assinatura do TAC, os frigoríficos vão desfazer relações comerciais com os criadores de gado que pratiquem desmatamento ilegal, que não possuam licenciamento ambiental, que explorem mão-de-obra em condições de escravidão, que estejam em áreas indígenas ou que tenham registro de violência agrária.