ARIPUANÃ, Sábado, 27/04/2024 -

NOTÍCIA

Frio atípico vai fazer termômetros despencarem 10º em MT

Previsão é que mínima na Capital chegue a 19 graus, e de 10º C em Chapada dos Guimarães

Data: Quinta-feira, 27/10/2022 18:31
Fonte: Por: ALLAN PEREIRA
Nem calor, nem chuva. O primeiro dia de novembro pode proporcionar uns dos dias mais frios do ano de 2022 para a região sul e oeste de Mato Grosso. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas podem cair cerca de 10 graus.
 
Em Cuiabá, o Inmet prevê que os termômetros despencam para 19 graus de mínima, e até de 10º C em Chapada dos Guimarães.
 
De acordo com o Inmet, o frio será causado pela passagem de uma frente fria, que traz uma forte massa de origem polar na sua cola.
 
A frente fria deve chegar ao Rio Grande do Sul na segunda-feira (31) e, até o fim do mesmo dia, já deve afetar a região sul de Mato Grosso.
 
"Essa intensa e atípica massa de ar frio deve atuar no Brasil até o fim da semana, com possibilidade de temperaturas negativas e geadas até quinta-feira (3), principalmente, nas áreas mais altas da Região Sul", registra o Inmet.
 
De acordo com a meteorologista do Inmet, Andrea Ramos, o frio não deve atuar com muita força em Mato Grosso, mas irá provocar um forte declínio da temperatura.
 
No domingo (30) ainda faz calor, com uma máxima de 37 graus, além de possibilidade de pancadas de chuvas para pontos isolados de Cuiabá a qualquer momento do dia.
 
Na segunda (31), o calor ainda continua a predominar na Capital com uma mínima de 25º C pela manhã, e de 35º C à tarde.
 
A frente fria começará a atuar na virada da segunda para terça, quando a mínima chega 19º C, e a máxima do dia não passará de 25 graus em Cuiabá.
 
Já na quarta (02), feriado do Dia dos Finados, haverá um aumento da temperatura com uma mínima de 20º C, e máxima de 28°C.
 
Andrea ressalta que se trata de uma previsão e de que o frio pode vir com menos ou mais força na seguinte.