ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Maior ponte de concreto em Mato Grosso fica pronta em dois meses

Data: Sexta-feira, 10/06/2022 13:59
Fonte: Só Notícias

A construção da ponte de concreto sobre o Rio das Mortes está com 95% dos seus serviços prontos e será entregue nos próximos 60 dias, beneficiando moradores de Cocalinho e da região do Médio Araguaia, além de muitos caminhoneiros e demais trabalhadores que precisam passar pela localidade. Estão sendo executados serviços de concretagem das aduelas da ponte. Esta ponte é construída pelo método de balanço sucessivo e essas aduelas formarão a estrutura por onde os veículos irão trafegar.

A ponte foi contratada em 2013, mas só saiu do papel em julho de 2020, com o início das obras após o governador Mauro Mendes assinar a ordem de serviço. O governo de Mato Grosso investiu R$ 52 milhões na ponte, que tem 483 metros de extensão e será a maior ponte de concreto do Estado e é fundamental para o desenvolvimento da região. Com essa obra, o município de Cocalinho finalmente terá uma ligação por asfalto com as demais regiões do Estado. Emancipado em 1986, os primeiros moradores chegaram ao local em 1928. Cocalinho já tem uma ponte sobre o Rio Araguaia, ligando o município até Goiás, mas permanecia sem ligações com Mato Grosso.

O governo estadual concluiu o asfalto nos 112,5 quilômetros da MT-326, ligando o município até Nova Nazaré e melhorando consideravelmente a logística. As obras foram com recursos próprios do governo, mais R$ 187 milhões.

O secretário de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira, explica que a região é grande produtora de calcário, minério fundamental para a agricultura, o que gera grande fluxo de carretas. Em alguns dias, mais de 500 caminhões bitrens ficam esperando para fazer a travessia de balsa sobre o rio. “A construção dessa ponte irá transformar o Araguaia em uma nova fronteira agrícola do Estado”.  “Essa era uma região que estava muito esquecida, com uma logística precária. A ponte sobre o Rio das Mortes sempre foi colocada pelo governador Mauro Mendes como uma prioridade. É uma obra que representa um novo tempo para o Araguaia”, disse.