ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Metamat inaugura escritório regional em Aripuanã

Data: Segunda-feira, 13/09/2021 12:28
Fonte: Viviane Moura/ Sedec-MT

A Companhia Mato-Grossense de Mineração (Metamat) inaugurou na sexta-feira (10.09), o quarto escritório regional no Estado. A unidade de Aripuanã irá executar projetos do setor mineral visando a regularização, ordenamento e monitoramento das atividades mineradoras para legalização dos garimpos da área. O que irá contribuir com a geração de emprego e renda na região.

O novo espaço foi aberto graças à assinatura do termo de cooperação entre a empresa estadual, a Cooperativa de mineradores e garimpeiros da região de Aripuanã (Coopemiga) e o Município.

Conforme o presidente da Metamat, Juliano Jorge Boraczynski, são muitas as ações a serem fomentadas pelo escritório. “Vamos atuar, em especial, na promoção de atividades de pesquisa, na implantação de projetos de recuperação de áreas degradadas, sobretudo, naqueles direcionados a conferir maior sustentabilidade e racionalidade exploratória”, pontua.

Dentre as atribuições da sede regional estão orientação técnica com base nas boas práticas de mineração, garantia de medidas de higiene e segurança no trabalho. Desenvolvimento e difusão de procedimentos de pesquisa, lavra e beneficiamento de minérios de menor impacto ao meio ambiente.

O escritório contará com um geólogo, um técnico e dois estagiários. Além das atribuições habituais, equipe será responsável pelo cadastro dos produtores de bens minerais no município.

O presidente da Coopemiga, Antônio Vieira da Silva, considera a Metamat uma parceira fundamental. “Quanto à documentação, ao apoio técnico que recebemos, a Metamat nos ajudou demais nas negociações com a mineradora, tivemos muito respaldo. Se não fosse a Metamat não tínhamos conseguido o êxito, a legalidade no município de Aripuanã. Hoje somos uma das maiores cooperativas do estado de Mato Grosso, somos 6 mil pessoas, tudo graças a esse apoio do Estado”, ressalta.

Diversificação

Atualmente, a Metamat conta com escritórios descentralizados nos municípios de Alta Floresta, Nova Bandeirantes, Guarantã do Norte e Aripuanã.