Fonte:mt.gov
Entregar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) no início do prazo dado pela Receita Federal traz vantagens para o bolso: quanto mais cedo o contribuinte acerta as contas com o Fisco, mais rapidamente recebe o dinheiro da restituição.
Para o coordenador de imposto de renda da consultoria IOB, Antônio Teixeira Bacalhau, uma boa alternativa é separar todos os documentos e informações necessárias para estar com tudo pronto já em 1º de março. "Quem já tiver tudo em mãos é melhor entregar logo. O primeiro lote de restituição começa já em junho."
Número do recibo
A informação à Receita do número do recibo da declaração será opcional em 2010, podendo o contribuinte informar ou não. Entretanto, leva vantagem quem informar o dado.
A Receita Federal dará prioridade na análise e restituição do imposto para quem completar este campo. Além disso, a informação garante mais segurança ao contribuinte, pois impede que outra pessoa envie declaração com seu CPF.
Reúna comprovantes
Outra regra que dá trabalho é a obrigatoriedade que o contribuinte tem de informar o CPF ou CNPJ de todos os beneficiários de doações ou pagamentos, como aluguel, médico, psicólogo, engenheiro, arquiteto e demais profissionais liberais mesmo que as despesas não sejam dedutíveis do IR.
Caso não tenha anotado todos os números, é necessário ligar para cada um dos serviços utilizados em 2009 para pedir os dados também deve demandar mais tempo.
Dicas
O consultor Antônio Teixeira Bacalhau dá algumas dicas que podem facilitar a organização dos dados para agilizar a entrega da declaração: