ARIPUANÃ, Domingo, 28/04/2024 -

NOTÍCIA

Decreto Municipal traz mais flexibilidade para os moradores de Aripuanã

Data: Sábado, 08/05/2021 09:45
Fonte: Da Assessoria

Nesta sexta-feira (07) a Prefeitura de Aripuanã publicou o Decreto Nº 4.166/2021 que flexibiliza o horário de atendimento do comércio e também autoriza a realização de algumas atividades que antes não estavam permitidas no município. O documento, que tem validade de 10 dias, leva em consideração a taxa de ocupação dos leitos de UTI do Estado de Mato Grosso, que está em 83,15%, conforme Boletim nº 425.

Com o novo Decreto, todas as atividades e serviços poderão funcionar de segunda-feira a domingo no período compreendido entre às 05h00m e 00h00m, desde que sigam todas as medidas de prevenção, protocolos de saúde e normas sanitárias.

Durante a vigência deste Decreto, os eventos sociais, corporativos, empresariais, técnicos e científicos, esportivos, igrejas e templos são permitidos, mas é obrigatório respeitar o limite de 50% da capacidade máxima do local.

A Prefeita de Aripuanã, Seluir Peixer, explicou que a gestão vem acompanhando e monitorando alguns parâmetros que são necessários para decisão de algumas medidas. A taxa de ocupação dos leitos de UTI do estado é uma delas, por conta disso, como o número diminuiu, foi possível flexibilizar algumas medidas, no entanto, toda população ainda deve ficar em alerta.

“Mesmo a gente fazendo essa flexibilização, nós precisamos contar também com o comprometimento de todos, tanto dos usuários, como empresários dos mais diversos segmentos. A gente pede a colaboração da população, pois hoje nós continuamos classificados como um município de Risco Alto para transmissão da Covid-19, é certo que tivemos uma baixa na taxa de ocupação dos leitos de UTI, mas se este número vier a subir, nós novamente teremos que publicar um outro decreto restringido este que publicamos hoje. Então, mesmo com esta flexibilização, a população precisa ficar em alerta e respeitar todas as medidas preventivas”, ressalta Seluir.

Nesta semana a Secretária Municipal de Saúde divulgou o Boletim Epidemiológico de número 78, que atualizou os números de casos de Coronavírus na cidade. O boletim apontou diminuição de 128 para 86 no número de casos ativos. Nos casos de internamentos, atualmente são 05, sendo 01 em UTI e 04 em ala enfermaria.

De acordo com o documento, o número de mortes por Covid-19 subiu para 40, um registro a mais em relação ao boletim anterior, divulgado na última semana e que apontava 39 óbitos pela doença.

A Secretaria Municipal de Saúde também informou que está monitorando 81 casos e ainda aguarda o resultado de 29 exames. Ao todo, desde o início dos monitoramentos, já foram registrados 2.198 casos confirmados de Covid-19 em Aripuanã. Desse total, 2.072 pessoas já foram curadas. Ao todo, foram 5.701 pessoas notificadas e 3.384 casos descartados.

A orientação é para que toda população continue seguindo as medidas de prevenção para evitar a disseminação do vírus, tais como uso de máscara, evitar aglomerações e o uso do álcool em gel. Caso apresente sinais de gripe, procure o Centro de Atendimento e Enfrentamento à Covid-19 ou ligue para o número (66)3565-2442.

O Decreto Nº 4.166/2021 está disponível no Anexo abaixo: