ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Nexa integra união de esforços para combater a covid-19 em Aripuanã

A parceria da mineradora com o poder público e comunidade local é pela busca de resultados coletivos durante a pandemia

Data: Quinta-feira, 08/04/2021 12:15
Fonte: TOP NEWS com Assessoria Thiago Itacaramby

Na data em que se comemora o Dia Mundial da Saúde, dia 7 de abril, o planeta enfrenta uma das mais graves e desafiadoras crises sanitárias. Diante do atual cenário, fica claro o papel da rede pública de saúde, assim como de projetos e ações da iniciativa privada, governos e organizações, na união de esforços para conter o novo coronavírus e reduzir os impactos da pandemia. Nos últimos 12 meses, a Nexa promoveu uma série de medidas e mobilizou recursos – financeiros e humanos – em prol do combate à covid-19 em Aripuanã. No município, a empresa constrói o maior empreendimento mineral do estado de Mato Grosso.

Neste contexto, os profissionais receberam as diretrizes e orientações de comunicação interna da empresa e pelas respectivas lideranças, com o objetivo de esclarecer as medidas preventivas para execução do trabalho de forma segura. Foram adotadas uma série de ações para mitigar o risco de transmissão, como a recomendação de home office em determinadas áreas, restrição de 50% de ocupação dos ônibus que transportam colaboradores de empresas terceirizadas, cancelamento de viagens, reuniões presenciais, dentre outras. Além disso, nos últimos dias, a Nexa e prestadoras de serviços têm reforçado medidas de prevenção como uso de máscaras e álcool em gel e manutenção de distanciamento social.

Na opinião do gerente geral de Mineração do Projeto Aripuanã, Rodrigo Fonseca, este momento exige da sociedade atuação de forma cooperada e responsável. “Acompanhamos, diariamente, a evolução do cenário de pandemia e os impactos que essa situação traz para as rotinas dos colaboradores, suas famílias e, também, para o empreendimento. Ao celebrar o Dia Mundial da Saúde, em um contexto tão desafiador, é imperativa a valorização dos nossos colaboradores e de todos os profissionais da saúde. Estamos seguindo todas as orientações de prevenção ao coronavírus, determinadas pelos órgãos competentes de saúde. Reforçamos que a saúde e a segurança das pessoas são valores inegociáveis para nós.”, afirma Rodrigo.

A secretária executiva da Secretaria Municipal de Saúde, a enfermeira Maria Pinheiro Fernandes, afirma que a data comemorativa serve de reflexão tanto para a sociedade, no sentido de preservar a sua saúde, quanto para a gestão pública, visando garantir os direitos constitucionais, bem como promover estratégias para otimizar a força de trabalho e serviços disponíveis. “Hoje o grande desafio da saúde é a escassez de recursos humanos uma vez que os profissionais se encontram na linha de frente com grande risco de adoecimento e contaminação, além de afastamentos para tratamento médico. Outro grande desafio é a aquisição de medicamentos e insumos, EPI´S devido à escassez desses itens”, revela.

Quanto à parceria com a Nexa, a enfermeira avalia que é de extrema importância uma vez que essas pactuações firmadas entre o Poder Público e a iniciativa privada fortalecem as ações e serviços oferecidos à população, em especial, aos usuários do SUS. Sobre os casos de covid-19 no município, a enfermeira pondera que o cenário local não é diferente de outros municípios mato-grossenses, que registram crescentes números de casos positivos, internações e óbitos ocorridos no mês de março de 2021. “Temos ainda algumas situações específicas do nosso município que são preocupantes. É a situação crescente de casos de malária. Além da pandemia existe o cenário dessa doença, cujo período chuvoso também surge com o aumento dos casos de dengue entre outros agravos que precisam de uma atenção”.

União de esforços - Desde 2018, a Nexa atua como agente colaborativo na melhoria da saúde pública de Aripuanã. A empresa tem atuado fortemente para reduzir os efeitos da pandemia em parceria com o poder público. Os investimentos para enfrentamento a Covid-19 incluem a disponibilização voluntária de R$ 500 mil em recursos, fornecimento de UTI aérea para atendimento a pacientes que necessitam de deslocamentos, doação de equipamentos hospitalares (respiradores e cilindros de oxigênio, entre outros), treinamento de equipes médicas, doação de testes para o coronavírus, cessão de veículo para a vigilância sanitária, além de campanhas orientativas à população. Ainda na área da saúde, a empresa reformou e equipou uma sala no hospital municipal para atendimentos de urgência e emergência, realizou aporte superior a R$ 600 mil reais para manutenção de médicos por meio de termo de cooperação firmado com a gestão municipal e está dando início à reforma de três unidades básicas de saúde (UBS). No Projeto Aripuanã, inúmeras medidas para reduzir riscos de contaminação foram adotadas, seguindo os mais rigorosos protocolos de saúde.