ARIPUANÃ, Sábado, 16/01/2021 -

NOTÍCIA

Temporal deixou mais de 13 mil imóveis sem energia em Sinop

Data: Quinta-feira, 07/01/2021 15:36
Fonte: Só Notícias/Luan Cordeiro

A concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica confirmou que o temporal, ontem à tarde, prejudicou 13 mil unidades consumidoras na área urbana e rural do município de Sinop. Mais de 96% dos clientes tiveram os serviços normalizados até o final do dia.

De acordo com a empresa, a combinação de chuva, com descargas elétricas e um elevado número de objetos lançados na rede elétrica por causa do vendaval causou diversos estragos.

Atualmente, a concessionária está trabalhando em modo contingência, quando mais equipes são acionadas para ajudar a restabelecer a energia para estes clientes. Ainda consta que aproximadamente 91% das interrupções foram resolvidas em uma hora.

A empresa também reforçou que em situações de hoje como ontem é recomendado retirar os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas, nunca utilizar telefone com fio ou aparelho conectado à tomada durante uma forte tempestade com incidência de raios, não chegar perto de fios caídos.

Também é aconselhado deixar para carregar ou smartphone em outro momento e sempre optar por usar o notebook na bateria e pela rede Wi-Fi, dispensando o uso de fios, evitar ser o ponto mais alto das proximidades ou estar próximo dele, não ficar embaixo de árvores ou próximo a torres, e se não for possível se abrigar, agachar-se, com as mãos na nuca e pés juntos.

Outra dica da empresa é que quando ouvir os trovões, nunca fique em campo aberto. Procure abrigo imediatamente em construções e feche os vidros e janelas, se estiver dentro de um carro feche as janelas e aguarde a tempestade passar para poder sair. O carro oferece uma boa proteção contra raios, além de não toque em fios caídos ou em objetos que estejam em contato com a rede elétrica, eles podem estar energizados.

Por fim, a empresa reforça que cabos telefônicos, cabos de TV por assinatura e fiação de antenas são capazes de conduzir a corrente elétrica dos raios até os aparelhos. Por isso, é aconselhável retirar os aparelhos eletrônicos (normalmente mais sensíveis) das conexões com rede de telefonia, TV a cabo e antena externa.

Conforme Só Notícias já informou, não houve registro de feridos, mas o temporal foi suficiente para derrubar árvores na avenida dos Ingás e Itaúbas, por exemplo. Em uma empresa revendedora de carros na avenida André Maggi, o vento por muito pouco não arrancou um outdoor.