ARIPUANÃ, Terça-feira, 27/10/2020 -

NOTÍCIA

Análise: disciplina tática coroa estratégia de Ceni em vitória do Fortaleza sobre o líder Atlético-MG

Tricolor venceu líder da Série A do Campeonato Brasileiro por 2 a 1 na Arena Castelão

Data: Quinta-feira, 08/10/2020 12:14
Fonte: Por Beatriz Carvalho e André Almeida/ GLOBO ESPORTE

A vitória do Fortaleza por 2 a 1 sobre o Atlético-MG passa por vários aspectos, mas a execução perfeita de um plano tático montado para anular o líder do Campeonato Brasileiro merece destaque especial. O técnico Rogério Ceni surpreendeu logo na escalação, com Ronald e Gabriel Dias, mas a estratégia se mostrou eficaz para neutralizar o time de Jorge Sampaoli.

Dentro da proposta de cada equipe, o Fortaleza foi melhor. Muito seguro na marcação, sem dar espaços ao Galo e mantendo a intensidade, conseguiu equilibrar a intensidade do Galo e até criou as melhores chances para marcar. O resultado foi fruto de imensa entrega coletiva. O jogo foi emocionante até o final. No fim, o Leão se deu melhor e está com 20 pontos, em nono na tabela. Ceni venceu Sampaoli pela terceira vez no duelo particular dos treinadores.

O Fortaleza foi a campo com: Felipe Alves; Gabriel Dias, Paulão, Roger Carvalho, Carlinhos; Juninho, Felipe, Tinga, Ronald; Romarinho e David.

David e Sasha marcam

A história desta vitória passa diretamente pela superação de dois jogadores específicos. David quebrou jejum de 20 partidas sem marcar e anotou o quarto gol dele na temporada. O camisa 17, que já havia crescido de produção nos últimos jogos, foi coroado com o gol que abriu a contagem. Destaque para mais uma assistência do lateral-direito Tinga, computando o sétimo passe para gol dele em 2020, o líder do time no quesito.

O primeiro tempo ainda teve a polêmica expulsão de Felipe, que recebeu o segundo cartão amarelo e deixou o gramado, gerando muita reclamação do elenco e de Ceni. Mesmo com 10 jogadores em campo, o Fortaleza não deixou o ritmo da marcação cair. Sasha fez o gol de empate do Atlético-MG, e o jogo foi para o intervalo em igualdade.

Bruno Melo dá a vitória

O segundo tempo foi de emoção desde o começo, com Atlético-MG investindo muito na ofensividade. Com um a menos, Ceni fez mudanças: entraram Osvaldo, Bruno Melo e Marlon. O melhor em campo, entretanto, não balançou as redes. Ronald fez partida impecável defensivamente e foi fundamental na saída de jogo, mostrando personalidade absurda, vencendo oito de 12 duelos individuais e sendo, disparadamente, o destaque da partida, que teve ainda boas atuações de Tinga, Paulão, Juninho e Yuri César. Yuri César chegou a fazer um gol, que foi anulado pelo VAR devido a impedimento. Recuperado, Bruno Melo saiu do banco de reservas com a cabeça enfaixada, anotou o quinto gol dele no ano. Foi o da explosão do Fortaleza no Castelão.

Próximo confronto

Com a vitória, o Fortaleza chegou aos 20 pontos e é o 9º colocado do Brasileirão, na zona de classificação para a Sul-Americana. No próximo sábado, o Leão enfrenta o Coritiba, no Couto Pereira, às 19h, pela 15ª rodada do Brasileiro.