ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Município ganha monumento "Juína, Rainha da Floresta"

A prefeitura já tem projetos prontos de pelos menos outros três monumentos.

Data: Sexta-feira, 18/09/2020 10:21
Fonte: Por: IVAN PEREIRA, Repórter em Ação
A obra elaborada em agosto de 2018 é assinada pelas arquitetas Fábia Leandro de Oliveira e Laís Natalia Ferreira Busanello, e esculpida em cimento pelo artista plástico Messias Alves de Souza, de Rondônia. Foram mais de 30 dias de trabalho para concluí-la.
 
O letreiro foi construído enfrente a prefeitura de Juína e é possível ser visto de longe. São 22 metros de comprimento, 2 metros de largura e 4 metros de altura. A letra ‘i’ foi substituída simbolicamente por uma árvore, enquanto a letra ‘a’, recebeu uma coroa digna de rainha. A prefeitura informou que a obra de arte custou R$ 18.726,34, e o recurso estava incluso na reforma do paço municipal.
 
No início da década de 90, Juína foi contemplada com um Projeto do Ministério do Meio Ambiente que buscava promover um amplo debate sobre a sustentabilidade e a construção do Plano Integrado de Gestão de Resíduos Sólidos. 
 
Durante este ciclo de debates surgiu o termo “Rainha da Floresta”, por Juína ser o maior município (extensão e população) da Amazônia Mato-grossense. A partir de então, a expressão passou a ser utilizada pela população como referência ao município de Juína.
 
Juína é um dos municípios que mais preserva a natureza no Estado, em seu território, mais de 60% é composto por terras indígenas.
 
A prefeitura já tem projetos prontos de pelos menos outros três monumentos.