ARIPUANÃ, Terça-feira, 27/10/2020 -

NOTÍCIA

Ao lado de Virginia e Michele Bolsonaro, Damares manda recado para agressores de MT: acabou para vocês!

Data: Quarta-feira, 09/09/2020 15:05
Fonte: Olhar Direto/ Fabiana Mendes/ Érika Oliveira

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, recebeu a primeira-dama do Brasil, Michele Bolsonaro, e a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, em Cuiabá, na terça-feira (08), para inaugurar a Delegacia 24h de atendimento às vítimas de violência doméstica e sexual. Acompanhadas de diversas autoridades e de líderes de movimentos em defesa da mulher, as primeiras-damas e a ministra comemoraram o que consideram ser um salto no patamar de proteção às mulheres em todo o País.

Damares aproveitou o momento para desafiar governadores de outros estados a fazerem uma delegacia melhor que a de Mato Grosso e mandou um "recado" para os agressores do Estado.

“A gente está aqui, primeiro para avisar todos os governadores do Brasil que têm que fazer uma delegacia mais bonita que essa. Tentem fazer um espaço mais espetacular que esse. Senhores, as mulheres vão ser acolhidas a partir do primeiro momento que entrarem neste espaço. Primeira-dama, a forma como conduziu essa reforma, a forma como está entregando esse dispositivo à sociedade, é uma demonstração de carinho. E a forma que vocês conduziram tudo isso, é um recado. Eu quero aqui endossar a fala do governador, é uma fala aos agressores de mulheres: acabou para vocês de Mato Grosso. Acabou! Estamos vindo junto com o Governo Estadual. É um novo momento para proteção das mulheres. Chega!”.

“Eu teria um discurso lindo para falar, mas depois que vi a Delegacia, mudei tudo. Eu só vou dizer o seguinte: a inauguração dessa Delegacia, governador e primeira-dama, elevou o patamar de proteção a mulher no Brasil. Quem ainda não entrou na Delegacia, por favor, faça isso ainda hoje. Algumas pessoas devem estar se perguntando: por que veio de Brasília a mais linda ministra do Brasil? Por que veio a primeira-dama do Brasil? A secretária Nacional de Políticas Públicas Para as Mulheres? Porque a gente sabia da importância da inauguração dessa delegacia. É um ato histórico para nós”, completou Damares.

"Nosso dever é fazer como que não haja mais casos de violência contra as mulheres, principalmente dentro de suas casas, mas uma vez vítima de algum crime, que sejam atendidas a qualquer momento com dignidade e acolhimento como esse projeto propõe. Que essa delegacia sirva de exemplo para todo o País, como nossa ministra citou", acrescentou Michele Bolsonaro.

Ambas as primeiras-damas são reconhecidas pela forte atuação na área social e por liderarem e fomentarem ações em defesa dos mais vulneráveis, especialmente das mulheres. O evento contaria, também, com a participação da líder de movimentos de defesa dos direitos das mulheres, Maria da Penha, por meio de vídeoconferência, mas por problemas técnicos isso acabou não acontecendo. 

Virginia, que como de costume não discursou, recebeu elogios do marido, governador Mauro Mendes (DEM), que destacou o empenho da esposa para que o espaço saísse do papel. "Levei muito puxão de orelha para que essa obra andasse rápido", brincou.

Além disso, o governador afirmou que este é um primeiro passo e que o objetivo é expandir e abrir novas unidades semelhantes no interior do Estado. "Não é fácil abrir uma estrutura como essa. Para uma Delegacia dessas funcionar durante 24h precisamos de cinco delegadas, fora o corpo de agentes e demais funcionários. Reconhecemos esse déficit e pretendemos trabalhar para mudar essa realidade. Demos o primeiro passo hoje", disse o governador.