ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Guardião das Águas: produtores preservam 95% das nascentes de Mato Grosso

Agricultores do estado dão bom exemplo e mostram que é possível ter uma produção pujante sem prejudicar o meio ambiente

Data: Quarta-feira, 02/09/2020 16:29
Fonte: Por Pedro Silvestre, de Paranatinga (MT)/ Canal Rural

O projeto Guardião das Águas, iniciativa da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) e do Instituto Ação Verde, mapeou as nascentes do estado. Em 26 municípios, 95% das fontes estão dentro de propriedades rurais e totalmente preservadas. O objetivo é orientar o produtor rural na manutenção, preservação e restauro dos nascedouros.

“A gente incentiva que o produtor compre muda de árvores nativas e faça com que aconteça mais rápido essa regeneração e essa recuperação nas Áreas de Preservação Permanentes (APPs). Serve de exemplo para qualquer país no mundo”, destaca o presidente da Aprosoja-MT, Antônio Galvan.

“Existem municípios em que 99% das nascentes são preservadas, estão de bom a ótimo em grau de conservação. Quando a gente fala que somos produtores guardiões das águas, é porque realmente somos. Para combater ideologia com números”, pontua o coordenador da Comissão de Sustentabilidade da Aprosoja-MT, Fernando Ferri.

Exemplos

Equilibrar a conversação do meio ambiente e a produção agrícola foi um compromisso assumido por agricultores mato-grossenses, como o Gilberto Eberhardt. Os resultados do trabalho da porteira para dentro são exibidos com muito orgulho por ele. “Aqui, encontramos inúmeras espécies de animais e aves. Também adoto na propriedade o uso de biológico, diminuindo a quantidade de defensivos para produzir alimentos”, conta.

O produtor rural Carlos Sfreddo também é um colaborador do meio ambiente. Na propriedade, em Diamantino (MT), 60% da área é cultivada no sistema integrado lavoura-pecuária. O restante é reserva, onda há a nascente de uma cachoeira que o produtor cuida com muito zelo. “Isso nos diz que é possível produzir alimentos com sustentabilidade e com respeito ao meio ambiente”, afirma.

cachoeira na propriedade de carlos sfreddoCachoeira na propriedade de Carlos Sfreddo. Foto: Pedro Silvestre

Paranatinga é o município com maior número de nascentes identificadas no estado: mais de 12.700. Praticamente todas estão conservadas pela agricultura. Na propriedade de Robson Weber, existem três, e ele faz questão de beber da água para mostrar que ela é pura. “O agronegócio preserva, sabe do valor que a água tem. Porque a água é vida, a vegetação é vida. Para as gerações que vem pela frente, temos que preservar, porque sem água nada existe”, diz.

Robson WeberRobson Weber. Foto: Pedro Silvestre

Os dois maiores rios do município nascem dentro da fazenda de Angelo Rogério Kochan, um paraíso que ele faz questão de mostrar. “Tem um custo alto, mas vale a pena. Tem que ser assim. Para que mexer no que é bonito? Isso aí Deus deixou para nós, então temos que cuidar”, finaliza.

Rogério KochanFoto: Pedro Silvestre