ARIPUANÃ, Quarta-feira, 12/08/2020 -

NOTÍCIA

Movimento Eu Coopero com a Economia Local tem o apoio da Fecomércio-MT

Data: Quinta-feira, 23/07/2020 16:40
Fonte: Da Assessoria

Movimento Eu Coopero com a Economia Local, lançado pelo Sicredi em junho, tem o apoio de seis entidades estaduais em Mato Grosso e de outras 20 instituições municipais espalhadas pelo interior. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT) aderiu ao movimento que visa fomentar e fortalecer a economia local, com a valorização dos pequenos negócios na região, manter os empregos e a renda, e assim ajudá-los a enfrentar os desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Mais que do que nunca ficou evidente o quanto a cooperação faz a diferença e o quanto ela é fundamental para que a situação seja superada o mais rápido possível. O movimento visa agregar a sociedade civil, pessoas físicas e jurídicas, entidades, veículos de comunicação e poder o público nessa corrente de cooperação para estimular e desenvolver a economia local. A ideia é incentivar as pessoas a comprarem dos negócios do seu bairro, da sua cidade e da região, fortalecendo a economia local, especialmente os pequenos empreendedores.

Para o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, apoiar o movimento Eu Coopero com a Economia Local “é contribuir com os comerciantes que mais vão sentir o impacto da retração econômica. A iniciativa possibilita o desenvolvimento local, fortalece os pequenos negócios, e evita o encerramento de muitas atividades”.

O movimento pretende impactar positivamente diversos públicos, desde pequenos comerciantes e produtores rurais, para que se sintam apoiados pela campanha; associados do Sicredi, para que contribuam com a divulgação das mensagens e aproveitem oportunidades de negócio que possam surgir com ela; e consumidores, para que se conscientizem sobre seu papel na movimentação da economia de suas regiões por meio de seu comportamento de consumo.

Além da publicidade das entidades participantes, outras ações serão realizadas. Nos próximos dias vai ser lançado um hotsite, que servirá de fonte de informações sobre a iniciativa e como ferramenta de apoio aos empreendedores locais. O espaço disponibilizará conteúdos em vídeo e e-books com dicas de como trabalhar os negócios nos meios digitais e uma plataforma de personalização de peças digitais de divulgação, além de acesso a outras ferramentas que podem auxiliar na gestão do empreendimento.

A prioridade de relacionamento com fornecedores locais é uma política do Sicredi por meio da atuação das suas 110 cooperativas de crédito. Só em 2019, foram mais de R$ 550 milhões injetados na economia, por meio de pagamentos a fornecedores locais pela instituição. Nas regiões Centro-Oeste e Norte, o Sicredi atua nos estados de Mato Grosso, Pará, Rondônia e Acre, onde são mais de 500 mil associados pessoas físicas, empresas e produtores rurais, distribuídos em 143 municípios.