ARIPUANÃ, Sexta-feira, 19/04/2024 -

NOTÍCIA

Cuiabá tem um dos menores índices de UTIs para Covid ocupadas no Brasil

Apenas 12% dos leitos destinados ao novo coronavírus estão sendo ocupados na Capital

Data: Segunda-feira, 25/05/2020 11:33
Fonte: FOLHAMAX/ RODIVALDO RIBEIRO

Um estudo feito pelo jornal Folha de São Paulo aponta que Cuiabá continua sendo uma das capitais do Brasil com um dos menores índices de ocupação de UTIs (12%) por casos de Covid-19. O mesmo estudo indica que outras doze capitais brasileiras possuem ocupação superior a 80% de leitos de terapia intensiva em suas redes públicas e já enfrentam o cenário crítico no enfrentamento à pandemia do novo corona vírus predita pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e estudos acadêmicos.

Ainda assim, houve um salto considerável no número após as medidas de flexibilização da atividade econômica há duas semanas, quando o índice era de 2%. Em cidades como Belém e Fortaleza, nove em cada dez leitos de UTI estão ocupados.

 

Em São Paulo, Salvador, São Luís, João Pessoa, Vitória e Manaus, pelo menos 80% dos leitos estão com pacientes. O aumento também é considerado normal, até aqui, por estudos científicos semelhantes aos da OMS conduzidos pela USP (Universidade de São Paulo), UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso).

Todos, no entanto, alertam para a necessidade de manutenção do isolamento social, uso de máscaras e evitar aglomerações como únicos meios seguros para adiar ou evitar que o SUS (sistema único de saúde) perca a capacidade de atender e salvar a vida de todos que ficarem doentes.

No Rio de Janeiro e no Recife, capitais com baixos índices de isolamento, segue a reportagem da Folha, há fila de pacientes aguardando por uma vaga. Em Natal e Rio Branco, a ocupação já é de 100% dos leitos públicos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para Covid-19.

Dentre os estados, o cenário é mais grave em pelo menos nove: Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco, Pará, Maranhão, Amazonas, Acre, Rio Grande do Norte e Espírito Santo, com ocupações entre 78% e 96%.

Enfrentando entraves como a falta de médicos, enfermeiros e equipamentos como ventiladores pulmonares, a maior parte dos estados perdeu fôlego na expansão dos leitos de terapia intensiva. Entre 11 e 18 de maio, foram abertos ao menos 876 novos leitos no sistema público de saúde.

De acordo com o boletim da SES (Secretaria Estadual de Saúde), em Mato Grosso já são mais de 1,4 mil casos confirmados de Covid-19. Destes, 50 estão internados nas Unidades de Terapia Intensiva. Em Cuiabá, segundo a SES, são 489 casos confirmados da doença.

tabelautis.jpg