ARIPUANÃ, Domingo, 27/09/2020 -

NOTÍCIA

CPF Digital: Receita disponibiliza app que permite ter o documento no celular

Data: Sexta-feira, 15/05/2020 15:52
Fonte: www.tudocelular.com

Nessa quinta-feira (14) a Secretaria da Receita Federal anunciou o lançamento de um app que possibilita que diversos usuários possam ter os seus CPF no celular.

Chamado de CPF Digital, o app foi desenvolvido pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) e já pode ser baixado gratuitamente tanto na Google Play Store do Android quanto na App Store para iOS e iPadOS.

A novidade será bastante útil nessa época de pandemia do coronavírus, vendo que o CPF é um dos documentos essenciais para que os cidadãos elegíveis tenham acesso ao auxílio emergencial de R$ 600.

Ela exibe o cartão do CPF e também possibilita que os usuários recebam notícias através de notificações push – e não para por aí.

A Receita Federal informou também que o aplicativo traz um chatbot que auxilia no preenchimento do IRPF (Declaração do Imposto de Renda para Pessoa Física) para 2020.

Ele será capaz de esclarecer dúvidas dos contribuintes sobre o preenchimento, consultar restituições, ter noção dos prazos para a apresentação e até mesmo calcular a multa caso atrase a entrega (dentre muitos outros). O chatbot será de sumo importância em tempos pandemia, auxiliando a reduzir o atendimento presencial.

Eventualmente, o CPF Digital também será contemplado com outros recursos que poderão facilitar a vida dos cidadãos tornando mais acessível os principais serviços. Os apps podem ser baixados nos links a seguir.

CPF Digital

Desenvolvedor: Governo do Brasil

Grátis

Tamanho: varia de acordo com a plataforma