ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Prefeito de Brasnorte autoriza reabertura do comércio

Após criar um comitê para enfrentar o novo coronavírus, o prefeito de Brasnorte Mauro Rui Heiler (PSD), anunciou nesta terça-feira, 31, a volta das atividades comerciais.

Data: Terça-feira, 31/03/2020 22:16
Fonte: Por: Maico Strappazzon

Após criar um comitê para enfrentar o novo coronavírus, o prefeito de Brasnorte Mauro Rui Heiler (PSD), anunciou nesta terça-feira, 31, a volta das atividades comerciais.

O decreto Nº 076/2020 trás em seus vários artigos, a volta gradativa do funcionamento do comércio de Brasnorte.

No último decreto, Mauro já havia flexibilizado o atendimento aos empresários no sistema de entrega (delivery), além da permissão de entregas até às 23 hora , também liberou o atendimento de casas Lotéricas, Cartórios, Escritórios de Contabilidade, manutenção em condicionadores de ar, despachantes, escritórios de advocacia, engenharia e arquitetura, Correios e congêneres, todos com restrições para funcionamento, não permitindo aglomerações.

Com o novo decreto sancionado pelo chefe do executivo, o comércio de Brasnorte deve voltar com atendimento presencial, porém o empresário terá de tomar todas às medidas de prevenção de combate a Covid-19.

Os estabelecimentos comerciais deverão fornecer e fiscalizar o uso de máscaras, luvas e demais equipamentos de proteção a seus funcionários, exigindo higienização regular e constante.   

O comitê de enfrentamento ao coronavírus deixa autorizado o funcionamento da feira do produtor rural, porém de acordo com os critérios restritivos e orientações da vigilância sanitária.

Postos de combustíveis seguem de acordo com primeiro decreto de enfrentamento ao vírus, os clientes devem aguardar dentro de seus veículos.

Para supermercados e farmácias a recomendação é para que os proprietários controlem a entrada de clientes no ambiente para que não haja aglomeração.

As atividades comerciais, inclusas agropecuárias, poderão atender seus clientes por agendamento seguindo os seguintes critérios: Um cliente a cada 10 m² (dez metros quadrados), limitando-se a 5 (cinco) clientes no interior do estabelecimento.

O proprietário fica responsável por fazer respeitar e organizar a distancia de 2 (dois) metros entre as pessoas que por ventura estiverem aguardando na área externa do estabelecimento.

A desobediência a qualquer norma reguladora do decreto Nº 076, sujeitará o infrator à multa de R$ 10 mil (dez mil reais), em caso de reincidência o infrator pode ser multado em R$ 20 mil (vinte mil reais) e cassação do alvará de funcionamento.

Seguem proibidos eventos esportivos, religiosos, inclusive realização de missas e cultos, eventos culturais de qualquer natureza, festas, reuniões em residências, associações e quaisquer instituições que possa haver aglomeração de pessoas.

Atividades de bares, lanchonetes, danceterias, casas noturnas e academias ficam suspensas até definição do Governo Federal.  

Idosos com mais de 60 anos estão proibidos de circular pela cidade.

Pessoas que estão no grupo de risco devem se afastar de sua atividade e permanecer em casa.

As barreiras sanitárias na entrada e saída da cidade devem permanecer com profissionais de saúde. Polícia Militar realizará uma triagem a visitantes que desejam realizar parada em Brasnorte, quem esta apenas de passagem não esta sendo submetido à realização da triagem pelos profissionais do SAMU.

O município já registrou 8 casos suspeitos para Covid-19, segundo a Secretaria Municipal de Saúde dos 8 casos suspeitos, 2 tiveram resultado negativo para o vírus, 6 ainda aguardam resultados.