ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/05/2020 -

NOTÍCIA

Doses de vacina contra a gripe acabam nas primeiras horas de vacinação em Aripuanã

Data: Terça-feira, 31/03/2020 19:48
Fonte: Por Edson Prates, Rádio Navegantes FM

A vacinação de idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde de Aripuanã, programada para esta terça-feira (31) pela Secretaria Municipal de Saúde, durou poucas horas. Devido ao repasse de poucas doses pelo governo ao município, e a grande procura pela vacina, a vacinação que estava prevista para acontecer durante o dia todo, em diversos pontos estratégicos de Aripuanã, teve que ser encerrada ainda pela manhã.

A Coordenadora da Atenção Básica, Claudia Aparecida de Castro, orienta aos idosos do Município, a não saírem de casa neste momento e pede que aguardem um novo comunicado de reabastecimento da vacina. “Por enquanto, todas as doses acabaram. A continuidade da vacinação será nas unidades de saúde, porém, assim que a vacina estiver disponível estaremos avisando”, informa.

É importante lembrar que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe foi antecipada neste ano. Tradicionalmente em abril, a vacinação começou no dia 23 de março, por conta do novo coronavírus. Nesta primeira etapa, o grupo prioritário entre pessoas acima de 60 anos e trabalhadores da saúde, devem ser vacinados até o próximo dia 15 de abril.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul no ano de 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). A imunização, ainda de acordo com o Ministério da Saúde, não tem eficácia contra o coronavírus, mas vai auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para a doença, já que os sintomas são parecidos.