ARIPUANÃ, Domingo, 27/09/2020 -

NOTÍCIA

Primeiro hospital veterinário público de Cuiabá deve ficar pronto em 150 dias

A primeira fase da obra destina-se à implantação do pronto-socorro e depois será criado um centro veterinário com a implantação de canil e gatil. A terceira etapa vai contemplar um espaço destinado ao lazer.

Data: Sexta-feira, 14/02/2020 19:26
Fonte: Por G1 MT

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), realiza na próxima segunda-feira (17), às 9h, o lançamento das obras do primeiro Hospital Veterinário Municipal - ‘Manchinha’. A unidade vai atender gatos e cachorros gratuitamente, com exames laboratoriais, consultas e cirurgias.

O prédio – que tem prazo de entrega de 150 dias - será construído em terreno em frente ao Cemitério Parque Bom Jesus, instalado na Rodovia Palmiro Paes de Barros.

No total, o HVM contará com três etapas para sua instalação completa: a primeira destina-se à implantação do pronto-socorro. Já na segunda fase será criado um centro veterinário com a implantação de canil e gatil. A terceira etapa vai contemplar um espaço destinado ao lazer.

O local também se tornará a sede da Diretoria de Bem-Estar Animal, que é vinculada à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. A estrutura vai contar com três consultórios, área para animais hospitalizados, área de controle emergencial, sala de raio-x, laboratório de análises clínicas e sala de cirurgia.

Só no ano passado, por meio do Disque Denúncia (0800 647 7755), a Diretoria de Bem-Estar recebeu no primeiro semestre de 2019, 559 denúncias de maus-tratos, abandono e pedidos de resgate de animais atropelados em vias públicas.

Em dezembro de 2018, uma cachorra de nome ‘Manchinha’, foi espancada até a morte no estacionamento de um hipermercado em Osasco (São Paulo), por seguranças e a atrocidade gerou repercussão em todo país. O nome escolhido para a unidade tem o intento de evidenciar o respeito aos animais.