ARIPUANÃ, Segunda-feira, 13/07/2020 -

NOTÍCIA

Campanha de vacinação contra sarampo no DF tem dia D no sábado, 15 de fevereiro

Primeira etapa de imunização começou nesta segunda (10) e vai até 13 de março. Prioridade é para quem tem de 5 a 19 anos.

Data: Terça-feira, 11/02/2020 09:45
Fonte: Por Brenda Ortiz, G1 DF

O Ministério da Saúde lançou, na segunda-feira (10), a nova Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Na primeira etapa, que vai até o dia 13 de março, a prioridade são as crianças e jovens entre 5 anos e 19 anos.

O Ministério da Saúde encaminhou, neste ano, 3,9 milhões de doses da vacina tríplice viral para os estados e o Distrito Federal. Esta quantidade é 9% maior que a solicitada e o objetivo é vacinar mais de 3 milhões de pessoas (confira abaixo as outras etapas da campanha).

No DF, a Secretaria de Saúde recebeu 168 mil doses da tríplice viral, conforme o ministério. Além da proteção contra o sarampo, a secretaria pretende atualizar a carteirinha de vacinação. Para facilitar o acesso, está marcado para o próximo sábado (15) o Dia D de vacinação.

Alerta para as famílias

Com o conceito "Mais proteção para a sua família", a campanha visa sensibilizar pais e responsáveis sobre os riscos de não vacinar os filhos.

O alerta é para reforçar que o sarampo é uma doença grave e que pode matar, diz a pasta.

 
 

Segundo o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, o Brasil melhorou o índice de vacinação, mas ainda precisa redobrar a atenção. "Em 2020 queremos voltar para uma área livre do sarampo", afirmou.

Campanha de vacinação contra o sarampo é destinada a crianças e jovens de 5 a 19 anos de idade.  — Foto: Saulo Roberto/Sistema Verdes Mares

Campanha de vacinação contra o sarampo é destinada a crianças e jovens de 5 a 19 anos de idade. — Foto: Saulo Roberto/Sistema Verdes Mares

Mas o ministro também se mostrou preocupado com as pessoas que rejeitam a imunização.

"Estamos em um momento crítico, mas estamos vigilantes. Precisamos aumentar a imunidade da população."

 

Etapas da campanha

Com o objetivo de interromper a transmissão do sarampo, eliminar a circulação do vírus e garantir cobertura vacinal, o Ministério da Saúde traçou uma estratégia nacional. As duas primeiras etapas já ocorreram em 2019, para crianças de seis meses até cinco anos de idade, e para a população de 20 a 29 anos.

Neste ano, serão três etapas

  • De 10 de fevereiro até 13 de março: público de 5 a 19 anos
  • Entre junho e agosto: reforço para o público de 20 a 29 anos
  • Em agosto: público de 30 a 59 anos de idade
Única maneira de evitar o sarampo é pela vacina — Foto: Divulgação/SES

Única maneira de evitar o sarampo é pela vacina — Foto: Divulgação/SES

Sarampo no DF

Desde o ano passado, o DF teve oito casos confirmados de sarampo, nenhum deles registrado em 2020. Na campanha de vacinação de 2019, a cobertura vacinal foi de 93,7%, quando o ideal seria atingir 95%.