ARIPUANÃ, Domingo, 25/08/2019 -

NOTÍCIA

Nexa realiza nova entrega de equipamentos para Secretaria de Saúde de Aripuanã

Empresa avança no cumprimento de compromissos firmados para melhorar atendimento em saúde pública no município.

Data: Quarta-feira, 07/08/2019 19:29
Fonte: TOPNEWS com Assessoria Lana Motta

Em julho, a Nexa entregou para a Secretaria de Saúde de Aripuanã mais uma série de equipamentos que vão fortalecer a atuação da gestão municipal no combate a endemias e atendimento à população. A ação integra uma série de outras iniciativas que a empresa está realizando no município em diversas frentes, entre elas a saúde.

Após assinatura dos documentos, foram entregues mais de 70 equipamentos, sendo: oito motocicletas, três capacetes (outros cinco serão entregues em breve), seis bicicletas, dois barcos de 6 metros cada, dois motores de popa de 15 HP cada, um gerador de energia de 5 KVA, quatro bombas motorizadas portáteis, dez coletes salva-vidas, dez microscópios biológicos binocular (sendo cinco lupas), duas estufas de secagem de lâminas, dois computadores equipados com nobreak e impressora, três aparelhos de ar-condicionado, duas geladeiras e três maletas de primeiros socorros.

Em breve, outra medida será concretizada: serão entregues ainda três caminhonetes 4x4, cabine dupla, cinco bombas costais de alumínio, cinco aparelhos de GPS, três câmeras digitais e 100 mil litros de óleo diesel, o que irá facilitar o deslocamento das equipes de controle de endemias às várias comunidades de difícil acesso. As ações de reforço a saúde têm ocorrido com frequência neste ano. Em maio, o Hospital Municipal Santo Antônio recebeu a reforma de três salas destinadas aos atendimentos de urgência e emergência. Além da estrutura física, foram entregues 15 equipamentos, que agora permitem melhor monitoramento e acompanhamento dos pacientes atendidos na ala de emergência.          

Todos os bens serão incorporados ao patrimônio da Secretaria Municipal de Saúde, sob a responsabilidade da Prefeitura de Aripuanã. Conforme o Termo de Doação de Bens e Serviços, caberá ao poder público a gestão e manutenção dos equipamentos doados.

Investimento vai melhorar atendimento - Para Vera Lúcia, responsável pela Vigilância Ambiental do Município, a parceria com a Nexa é primordial para que o trabalho da Secretaria de Saúde seja mais efetivo. “Com certeza essa parceria tem muito a agregar para nossa cidade. Nós já vínhamos trabalhando com certa dificuldade por conta da falta de materiais, que muitas vezes não eram suficientes para atender as necessidades da cidade, então com a aquisição destes equipamentos o trabalho vai ficar mais fácil em ser elaborado e as ações serão realizadas com mais rapidez”, explica.

A doação destes bens é mais uma das iniciativas na área da saúde contempladas no Plano de Controle Ambiental (PCA) do Projeto Aripuanã. Segundo Flávio Carvalho, coordenador de Saúde Ocupacional da Nexa, as doações destes bens devem auxiliar e muito o trabalho das equipes e melhorar o atendimento oferecido à população. “A iniciativa fortalecerá a capacidade operacional do sistema municipal de saúde, agilizará o diagnóstico e o tratamento dos casos de malária, possibilitará melhoria no controle integrado e seletivo dos vetores, intensificará a vigilância em saúde e aumentará significativamente a educação e comunicação em saúde e mobilização social”, afirma.

O secretário municipal de saúde, Romildo Paiva, explicou que, com a chegada destas doações os servidores poderão trabalhar mais equipados. “Por meio da equipe de endemias, lotada na secretaria de saúde, nós fizemos um plano e a Nexa atendeu às nossas demandas. Hoje estamos aqui com mais de 80% dos bens contidos no programa de mitigação. Os itens serão muito bem destinados, nós já estamos prontos para fazer a adaptação e alocação desses bens onde serão muito bem utilizados para melhor servir a nossa comunidade”, comenta.