ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Projeto apoiado pelo Sicredi em Juína é case de sucesso em Fórum de Bibliotecas

Terceira edição do evento, realizado em Cuiabá, mostrou como a biblioteca municipal Professora Maria Santana se tornou ponto de encontro da comunidade local

Data: Sábado, 15/06/2019 11:23
Fonte: Da Assessoria

As transformações promovidas pelo Programa Arte, Leitura e Cultura, uma bela mistura, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura de Juína, foram apresentadas como case de sucesso durante o 3º Fórum de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso – O Papel Social da Biblioteca, realizado em Cuiabá de 12 a 14 de junho. O programa desenvolvido pela prefeitura da cidade tem apoio da cooperativa Sicredi Univales MT/RO, que também é parceiro de outras ações desenvolvidas no município com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas. 

No 3º Fórum, o programa juinense foi mostrado pelo secretário-adjunto de Cultura, Adriano Souza, que assumiu o cargo em 2017 e promoveu uma verdadeira revolução na rotina da biblioteca municipal Professora Maria Santana. O espaço que estava prestes a ser fechado devido à falta de manutenção e estrutura inadequada foi transformado após uma série de providências que ele e sua equipe tomaram para tornar o espaço um ponto de encontro de crianças, adolescentes e adultos. 

Entre as medidas tomadas pela Secretaria de Cultura que beneficiaram diretamente a biblioteca estava a busca por apoiadores. A adesão ao Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI), do Tribunal de Contas do Estado (TCE) foi um passo importante, que levou à adoção de metas, que passaram a ser cumpridas. Também foi feita uma parceria com o projeto Conecta Biblioteca, do Rio de Janeiro, e implantado o Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, que garantiu ao município um orçamento em lei, sendo a 2ª cidade do país nessa condição. 

A biblioteca tem sala de leituras, sala infantil, de informática, de estudos e outros projetos estão em estudo para melhorar ainda mais a estrutura e o serviço oferecido à comunidade. Atualmente, a biblioteca abre de domingo a domingo, e nos fins de semana sempre tem uma programação especial, que atrai toda a comunidade. Juína tem cerca de 40 mil habitantes e com opções de lazer limitadas, a biblioteca passou a ser um espaço frequentado por muitas famílias. Prova disso é que ao fim de 2016 a biblioteca registrava um fluxo de 700 pessoas e em 2017 passou para 4,7 mil, um salto de 570% no período de seis meses. 

“Podemos dizer que pegamos uma biblioteca do zero e a transformamos num espaço para uso de toda a comunidade, motivados pelo fomento à leitura. Abrimos o espaço para movimentos sociais, para encontros e eventos. Passamos a participar de atividades na cidade, com a montagem de tendas para uma biblioteca itinerante. Quem imaginaria uma biblioteca montada em pleno carnaval?”, brinca Souza ao dizer

que toda a organização promovida nos últimos anos fortaleceu a biblioteca e da Secretaria de Cultura, que resultou na realização de um concurso público para contratação de dois bibliotecários que vão tomar posse em julho. 

As mudanças promovidas na biblioteca que deram a ela funcionalidade e atratividade. Renderam reconhecimentos. A biblioteca conquistou o 2º lugar em concurso nacional que premia as 10 bibliotecas públicas brasileiras que mais contribuem com o avanço dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas) e com a transformação social de suas comunidades. 

“Apoiar sociedade com educação e cultura é a nossa missão. Projetos como o da biblioteca municipal de Juína, que mudam a vida das pessoas e a realidade da comunidade, vão ao encontro do propósito do Sicredi, que valoriza o relacionamento com as pessoas e trabalha para promover a melhoria na vida dos seus associados e das localidades onde está presente”, diz o gerente da agência de Juína, Josimar Dezordi, que participou do 3º Fórum de Bibliotecas. 

Ele conta que a cooperativa Sicredi Univales MT/RO desenvolve outros projetos de cultura e educação na cidade como o Cine Juína, que no ano passado realizou 400 sessões de cinema, com uma média de público de 50 pessoas por sessão (de todas as idades), o que resulta numa média de 20 mil pessoas beneficiadas pelo projeto. “Levamos o Cine Juína para os distritos de Juína, aldeias indígenas, para a praça, para toda a comunidade”, diz Dezordi ao comentar que o Cine Juína até ganhou um local fixo, na Casa da Cultura, com sessões de sexta-feira a domingo.

Outro evento apoiado pela cooperativa foi o 1º Sarau da Cultura, realizado pela Casa da Cultura no último ano. Na educação, o Sicredi atua na cidade também com o Programa A União Faz a Vida, principal projeto social da instituição financeira cooperativa, que leva aos alunos de escolas públicas e privadas uma metodologia de projetos que promove a educação cooperativa, promovendo valores de cidadania entre as crianças e adolescentes.

Sobre a cooperativa

A Sicredi Univales MT/RO tem 26 anos de atuação. Possui 53 mil associados e mantém 22 agências em 21 municípios de Mato Grosso e Rondônia. Possui agências em Brasnorte MT, Castanheira MT, Cotriguaçu MT, Juína MT, Juara MT, Novo Horizonte do Norte MT, Aripuanã MT, Juruena MT, Nova Bandeirantes MT, Colniza MT, Tabaporã MT, Apiacás MT, Vilhena RO, Nova Monte Verde MT, Porto dos Gaúchos MT, Colorado do Oeste RO, Rolim de Moura RO, Cacoal RO, Alta Floresta D”Oeste RO, Juína Módulo 05 MT, São Miguel do Guaporé RO e Ouro Preto do Oeste RO.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do

negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.600 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

O Sicredi Centro Norte, composto pelos estados de Mato Grosso, Rondônia, Pará e Acre, tem aproximadamente de 422 mil associados, com 169 agências em 140 municípios.