ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Criança morre de meningite na UPA de Juína, diz secretária de saúde

Data: Quarta-feira, 12/06/2019 15:51
Fonte: Juína News

Faleceu na unidade de pronto atendimento de Juína na noite de ontem dia 11, uma criança de 11  meses de idade com suspeita de  meningite.

Segundo entrevista da secretária de saúde Leda Vilaça, ao ser dado a entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) todos os cuidados e procedimentos foram imediatamente tomados, uma vez que se teve o cuidado de chamar o médico pediatra e uma médica anestesista para coletar material de exames como:  sangue e outros, a fim de esclarecer quais tipos de microrganismos ou bactéria que foram os causadores dessa meningite que provocou a morte da criança.

Leda Vilaça ressaltou que todas as pessoas que tiveram contatos com a criança já foram medicadas com medicamentos profiláticos, e no momento tudo o que se tem a fazer é aguardar o resultado dos exames para identificar o tipo de meningite, e criar mecanismos de defesa para proteger as demais pessoas da comunidade.

Segundo Leda, a criança deu entrada na UPA já com um quadro bastante grave, porém ela relata que essa doença é degenerativa e avança de forma muito rápida em crianças, sendo que os familiares fizeram o procedimento correto de levar para atendimento médico.

“Trata-se de um caso isolado”, disse a secretária de saúde lembrando que não houve casos como esse nos últimos anos, e que quando há casos, o importante é entrar em tratamento com a medicação profilática em todos os contatos que a criança teve, e que o caso serve para que os profissionais da saúde fiquem atentos caso haja sinais de outros casos para que seja diagnosticado de forma urgente a fim de se evitar a propagação da doença.

Todos os familiares da criança passaram por procedimentos de profilaxia a fim de se evitar o contato com a doença.