ARIPUANÃ, Sábado, 20/04/2019 -

NOTÍCIA

Incêndio atinge a histórica catedral de Notre-Dame em Paris

Data: Segunda-feira, 15/04/2019 18:14
Fonte: Gazeta do Povo com agências
Foto: FRANCOIS GUILLOT/ AFP/ Foto: AFP

"Um incêndio atinge a Catedral de Notre-Dame, em Paris, na França, nesta segunda-feira (15). A torre central estava completamente envolta em chamas e uma grande parte do telhado já estava queimada. Nuvens amarelas de fumaça podiam ser vistas ondulando no céu azul. Bombeiros no local bombeavam água de guindastes.

"Evite a área e facilite a passagem de veículos de emergência e intervenção da polícia", tuitou a polícia local.

A "Flecha de Notre-Dame", uma estrutura que fica no alto das torres, caiu durante o incêndio. As imagens da queda foram compartilhadas pelas redes sociais.

De acordo com o jornal Telegraph, uma grande operação foi iniciada para conter o fogo, que iniciou por volta das 19h (14h no horário de Brasília). Suspeita-se que a origem do incêndio esteja relacionada a obras de revitalização que estavam sendo feitas na catedral.

Segundo o secretário de Estado do ministério do Interior, Laurent Nunez, não há registros de feridos até o momento — o incêndio foi declarado às 18h50 (13h50 no horário de Brasília), segundo o porta-voz da catedral.

Ele ainda informou que a estrutura que sustenta o telhado da igreja "está sendo devorada pelas chamas".

O perímetro em torno da Île de la Cité, onde fica a catedral, foi isolado por policiais. Na ponte Saint Michel, a 100 metros da torre, centenas de pessoas tiravam fotos e faziam vídeos por volta das 19h50, quando as chamas ainda aparentavam estar fora de controle.

A reportagem cruzou com ao menos duas que choravam copiosamente.

Por volta das 20h20 (15h20 no Brasil), quando a reportagem conseguiu ter acesso à praça em frente à catedral, o fogo parecia estar mais controlado, mas muita fumaça ainda saía da porção central do teto da construção.

Despejo de água por aviões é descartado
Segundo o jornal francês Le Figaro, cerca de 400 bombeiros estão mobilizados para o combate às chamas. A Direção Geral da Segurança Civil da França descartou a possibilidade do despejo de água por aviões para extinguir o incêndio, pelo risco de destruição do prédio."A queda de água do ar neste tipo de edifício poderia levar ao colapso de toda a estrutura", informou o departamento pelo Twitter.

 

Coroa de espinhos está salva
Uma das principais relíquias da catedral de Notre-Dame, a Coroa de Espinhos está salva do incêndio que consome o prédio histórico, segundo o Patrick Chauvet, sacerdote responsável pela catedral.

A Coroa de Espinhos, segundo a crença católica, é a que os soldados romanos teriam colocado na cabeça de Jesus Cristo antes da crucificação.

 

Monumento mais visitado da Europa
O icônico edifício no centro da cidade é o monumento mais visitado de Paris, com mais de 12 milhões de visitantes por ano - quase o dobro das pessoas que visitam a Torre Eiffel.

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, disse que "um incêndio terrível está em curso na Catedral de Notre-Dame, em Paris". Segundo ela, os bombeiros estão tentando controlar as chamas.

"Estamos mobilizados no local em estreita ligação com a diocese de Paris. Convido todos a respeitar o perímetro de segurança", concluiu ela.

O presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou que cancelou um discurso que faria mais tarde em razão do incêndio.

No Twitter, o presidente francês declarou que está triste em ver "parte de nós todos queimar".

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu o uso de aviões de combate à incêndio para acabar com as chamas na catedral. "Tão horrível ver o enorme incêndio na Catedral de Notre-Dame em Paris... Devem agir rapidamente", disse.

Mais informações em breve.

Com informações do Washington Post e da Folhapress."