ARIPUANÃ, Terça-feira, 23/04/2019 -

NOTÍCIA

Detran disponibiliza 20 serviços em aplicativos pela internet

Data: Domingo, 10/02/2019 10:34
Fonte: Gazeta Digital/ Ana Flávia Corrêa

Serviços como segunda via de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), licenciamento veicular e agendamento de prova teórica são alguns dos serviços que podem ser realizados no aplicativo MT Cidadão, do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran/MT).

Sem precisar ir até ao espaço físico do departamento, o condutor pode consultar informações de veículos, condutores, recursos de infração, valores e taxas de serviço, extrato de multas, entre outros.

Presença do motorista só é necessária na autarquia em casos de atualização de endereço, vistoria veicular, biometria e foto, por exemplo.

“O cidadão não precisa, em muitos casos, comparecer a uma unidade, ele pode resolver tudo na palma da mão, pelo celular, com o aplicativo, e receber a documentação em casa”, afirmou o presidente do Detran, Gustavo Vasconcelos.

Quando o motorista utiliza o serviço pelo aplicativo e solicita a entrega pelos Correios, o prazo para a chegada do documento no local escolhido é de 10 dias úteis. Já se o motorista preferir retirar o documento em uma unidade do Detran, o prazo é de cinco dias úteis.

O MT Cidadão é gratuito e pode ser baixado pelo App Store e Google Play, estando disponível em português, inglês e espanhol. Pelo aplicativo, o cidadão tem acesso a diversos serviços do Governo do Estado, busca por unidades de atendimento, além de acessar notícias, informações e comunicados do Governo.

Desde a implantação dos serviços pelo aplicativo, em 2017, o Detran emitiu 17,6 mil CNHs e permissões internacionais para dirigir, e prestou 120 mil serviços veiculares. A Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) estuda a implementação de novos serviços, que devem estar disponíveis no aplicativo nos próximos meses.

(Com assessoria).

 MT cidadão Detran