ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

MT: União de Rondonópolis quebra tabu de 37 anos e conquista o título

Data: Quinta-feira, 29/04/2010 00:00
Fonte:

Fonte:AFI

A torcida em Rondonópolis deve estar em êxtase total. Na noite desta quarta-feira, jogando no Estádio Luthero Lopes, em Rondonópolis, o União recebeu o Operário, e com uma superioridade incrível, conseguiu vencer por 3 a 2, e ficou com o título do Campeonato Matogrossense de 2010. 
 
A primeira partida da grande final aconteceu no final de semana e os dois times fizeram um jogo emocionante, que terminou empatado por 3 a 3, no Estádio Dutra. Com isso, o União veio jogar em casa por uma vitória simples, e foi exatamente isso que conseguiu.

Quebrou o tabu
O título do União faz quebrar um tabu de 37 anos, já que desde de sua fundação, em 1973, o União faz grandes times, altos investimentos, boas campanhas e nunca chegava ao título,  tendo perdido espaço no Estado do Mato Grosso para times emergentes como Luverdense, que está na Série C do Campeonato Brasileiro. Apesar de ter tido dificuldades nesta temporada, o Mixto continua sendo o time que mais vezes conquistou títulos no Mato Grosso, com 24 vezes.

Mas este ano, a diretoria do União de Rondonópolis investiu mais pesado que o que já vinha investido em anos anterios e montou um elenco milionário com jogadores como Paulo Almeida (ex-Santos e Seleção Brasileira), Romeu (ex-Corinthians e Atlético Mineiro), Valdir Papel (ex-Guarani, Sport-PE e Vasco), entre outros. Seu treinador foi Éverton Goiano, que apesar se ser pouco vibrante, deu liberdade para os jogadores e soube administrar o elenco.

Seu zagueiro Rodrigão, outro destaque do time, já está negociado com o Sport-PE e Valdir Papel tem proposta de vários times das Séries C e B do Brasileiro. Aliás, Valdir Papel foi o grande destaque do campeonato e fez gols decisivos nas partidas contra Luverdense e Operário.

As decisões
União Rondonópolis e Operário já realizaram a final do Estadual por duas vezes. A primeira decisão protagonizada pelos dois aconteceu em 1995, em dois confrontos. No primeiro, o Operário venceu em Rondonópolis, por 1 a 0. O segundo jogo aconteceu dia 4 de agosto, no Estádio José Fragelli, com vitória operariana por 2 a 1.

A segunda decisão entre as duas equipes ocorreu dois anos depois, em 1997, novamente em dois jogos. No primeiro, dia 3 de agosto, houve empate por 1 a 1. O segundo jogo, no Verdão, foi disputado no dia 10 de agosto, com 5.600 pagantes. O Operário venceu por 2 a 1.

O jogo
Logo no começo do jogo, o União Rondonópolis já mostrava que não iria deixar a taça escapar de suas mãos. Aos nove minutos, depois de jogada pela linha de fundo, o artilheiro Valdir Papel apareceu livre para mandar para o fundo das redes, e abrir o placar. Ainda no primeiro tempo, o Tricolor fez seu segundo gol, logo após uma tabelinha na frente da área, e Valdir Papel deixou Leonardo na cara do gol. O jogador só teve o trabalho de empurrar na saída do goleiro.

Depois disso, o Operário se entregou, pois viu que a conquista da taça ficou muito longe, e os donos da casa trataram de se aproveitar da situação. Aos 42 minutos, a defesa dos visitantes falhou novamente, e o artilheiro Valdir Papel fez seu segundo, e o terceiro do União.

No segundo tempo, o Operário começou uma reação incrível, e quase conseguiu empatar a partida. Aos 22 minutos, o árbitro marcou um pênalti, cobrado e convertido por Adriano. Depois, aos 30 minutos, foi a vez de Jean Carlo mandar para o fundo das redes, fazendo o segundo. Mas a reação parou por aí, e o título ficou com os donos da casa.