ARIPUANÃ, Domingo, 05/05/2024 -

NOTÍCIA

Várias invasões na zona rural são registradas em Castanheira

Invasões acontecem há vários anos, em algumas áreas os atos se repetem

Data: Quarta-feira, 20/01/2016 00:00
Fonte: Cleber Batista JNMT

 

 

 
Várias invasões na zona rural são registradas em Castanheira
Foto: JNMT

 

Pelo menos quatro invasões em áreas diferentes da zona rural do município de Castanheira estão em andamento, uma fazenda produtiva com pastagens e ainda ocupada com gado está entre elas, os invasores justificam a invasão como o desejo de ter uma terra para trabalhar.

 

“Enquanto tiver gente por aqui buscando por uma parte de terra, eu também vou continuar, já estou cansado de trabalhar para os outros” disse Fradim Batista de Souza.

 

Outro ocupante que mora em Juína disse que espera conseguir um lote, a família ficou dividida, a esposa trabalha na cidade enquanto ele tenta conseguir um espaço na área invadida.

 

“Na minha idade hoje em dia não é fácil para ninguém conseguir um emprego com carteira, o jeito é tentar a sorte por aqui para conseguir uma terrinha” frisou Genivaldo Vieira dos Santos.

 

A situação causa preocupação; para o vereador do município de Castanheira, Lorão as ocupações envolvem gente que não é da cidade.

 

“Aqui tem muita gente que não é da nossa cidade, muita gente invadindo terras produtivas, não concordo e nem apoio isso, pra mim é formação de quadrilha”, se revoltou Lourival Castilho Pimentel.

 

“Essas terras são documentadas, produtivas há mais de 20 anos pelos proprietários, a justiça já determinou por outras vezes a retirada desses invasores, a meu ver deve ter gente de órgãos públicos agindo com conduta duvidosa e o advogados de má conduta” destacou o advogado Gilmar Sousa.

 

A situação de invasões é uma realidade que ocorre há pelo menos quatro anos, em alguns casos segundo uma fonte os invasores chegam a ameaçar trabalhadores que atuam nas localidades, a prefeita da cidade não aprova essa prática.

 

“Eu entendo que as pessoas precisam de uma terra para trabalhar, mas não concordo invasões, essa conquista tem de ser dentro da lei, eu gosto e sou da legalidade nunca vou concordar com coisas erradas” frisou Mabel Milaneze, prefeita de Castanheira.