ARIPUANÃ, Domingo, 05/05/2024 -

NOTÍCIA

"Não vejo mudança significativa; transformação é zero até agora"

Deputada Janaína Riva volta a criticar primeiro ano da gestão do governador Pedro Taques

Data: Domingo, 10/01/2016 00:00
Fonte: MÍDIA NEWS/ DOUGLAS TRIELLI
 

Marcus Mesquita/MidiaNews

 

A deputada estadual Janaina Riva: "Não vi nenhuma mudança significativa. Transformação é zero até agora"

 

 

A deputada estadual Janaína Riva (PSD) voltou a criticar o primeiro ano de mandato do governador Pedro Taques (PSDB). Ela afirmou que pouca coisa mudou em relação à gestão do ex-governador Silval Barbosa (PMDB).

 

Em entrevista à Rádio CBN Cuiabá, nesta semana, a parlamentar classificou como “transformação zero” a gestão do tucano, em referência ao slogan do Governo.

 

“Às vezes, as pessoas falam muito do Silval Barbosa, falam que eu defendo o Silval, mas eu não o defendo. O que estou falando é que é mais do mesmo o que vem por ai. Não vi nenhuma mudança significativa. Transformação é zero até agora”, afirmou.

 

O que estou falando é que é mais do mesmo o que vem por ai. Não vi nenhuma mudança significativa. Transformação é zero até agora

 

A deputada ainda criticou o fato de o Governo ter “estourado” em 2% a Lei de Responsabilidade Fiscal, que impõe o controle dos gastos do Estado, condicionado à capacidade de arrecadação de tributos.

 

“A máquina está inchada. O Estado não consegue fazer empréstimo porque não cumpriu a Lei de Responsabilidade Fiscal. A população sabe o que significa isso? Significa que a máquina continua inchada, carregada de servidor comissionado”, disse.

 

“E o Governo, da mesma forma, continua contratando consultorias, continua fazendo tudo do mesmo jeito. Então, queremos ver a mudança, mas parece que ela está vindo de charrete, não é nem a cavalo”, afirmou.

 

Para Janaina, o Governo vem perdendo tempo em gastos não essenciais, como os de publicidade e a reforma do canteiro central por onde irá passar o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).

 

“Por exemplo, os R$ 70 milhões para investimento em publicidade. Acho importantíssimo divulgar o trabalho do Governo, mas o Governo precisa ter trabalho para ser divulgado”, disse.

 

“Temos uma Saúde em que faleceu uma pessoa que estava esperando, há quatro meses, uma cirurgia cardíaca em Sinop. Foram quatro meses com mandado de segurança. Quer dizer, o Governo não está cumprindo nem ordem judicial. Então, é logico que tem uma decepção geral. As pessoas não esperavam que seria dessa forma”, afirmou.

 

Nós tínhamos 57 fundos funcionando no Governo Silval Barbosa e continuamos, hoje, com os mesmo fundos. Para que e para onde vai esse dinheiro?

Aplicação de fundos

 

Por fim, a deputada lembrou ter apresentado requerimento solicitando informações sobre os diversos fundos mantidos desde a gestão Silval.

 

“Nós tínhamos 57 fundos funcionando no Governo Silval Barbosa e continuamos, hoje, com os mesmo fundos. Para que e para onde vai esse dinheiro? Tem fundo que é obrigatório passar recurso, mas o Governo não repassa. Quero saber a aplicabilidade desses fundos”, disse.

 

“O Silval foi muito criticado por usar o Fethab para pagar servidores, mas o Pedro continua fazendo isso. Inclusive, no projeto novo do Fethab, o Governo continua com um percentual para pagamento de folha dos servidores do Estado. Eu acho um absurdo. Entretanto, a maioria dos meus requerimentos não é respondida. A máquina está inchada, mas eles alegam não ter equipe e que o tempo de 30 dias é insuficiente para responder”, completou.