ARIPUANÃ, Segunda-feira, 13/07/2020 -

NOTÍCIA

Aripuanã: Índios trancam ponte em sinal de protesto

Data: Segunda-feira, 22/03/2010 00:00
Fonte:

Redação:topnews

Mais uma vez os índios Cinta larga obstruem a passagem na cabeceira da ponte sobre o rio Aripuanã como forma de protesto. Eles alegam que algumas reinvidicações foram prometidas, mas não foram cumpridas. Segundo uma carta emitida pelos índios os principais motivos não atendidos são:

 

Melhoria das estradas, pontes, bueiros que dão acesso a área indígena.

 

Promessa de um terreno para a construção da sede da FUNAI.

 

Promessa de um terreno para a associação Passapkarééj.

 

Telefone tipo orelhão nas aldeias.

 

Projeto Luz Para Todos para todas as aldeias.

 

Melhor assistência na área da saúde.

 

Atendimento a agricultura familiar por engenheiro agrônomo ou técnico agrícola. 

 

Na carta eles ainda dizem que a melhoria das estradas é fundamental para a comunidade Cinta Larga, uma vez que é através dela que se abastecem com mantimentos, levam seus filhos a escola e socorrem seus doentes. Que os terrenos são reinvidicações antigas do tempo do prefeito da gestão passada. Eles alegam que os projetos do programa Luz Para Todos foram feitos, mas não foram executados.

 

A ponte é de suma importância para o município, pois liga a cidade ao distrito de Conselvan, as linhas Rio Branco, Puraqué, Lontra dentre outras. A obstrução também prejudica as obras da usina hidrelétrica Dardanelos, que fica do outro lado do rio.

 

Os índios fazem barricadas com pedras e paus. Com o corpo pintado, eles não deixam ninguém passar. Eles improvisaram barracas com lonas para se alojar, dando a entender que o protesto é por tempo indeterminado.

 

A qualquer momento mais informações.