ARIPUANÃ, Quinta-feira, 10/07/2025 -

NOTÍCIA

MT continua a apresentar queda na curva de desmatamento.

Data: Terça-feira, 09/03/2010 00:00
Fonte:

Fonte:24horasnews

Mato Grosso continua a apresentar queda na curva de desmatamento. Na comparação dos períodos de setembro de 2008 a janeiro de 2009 com o período referente a setembro de 2009 a janeiro de 2010, houve redução significativa de 45% da área desflorestada no estado se for comparado um período ao outro. No período de setembro de 2008 a janeiro de 2009, o Estado de Mato Grosso apresentou indicativos de quantitativos em área de degradação florestal da ordem de 345,52 Km2. Já o período de setembro de 2009 a janeiro de 2010 apresenta apenas 189 Km2.

De acordo com o Boletim Transparência Florestal, divulgado na semana passada pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), em relação a Amazônia Legal, em dezembro de 2009, o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) registrou 16 quilômetros quadrados de desmatamento. Isso representa uma queda de 68% em relação a dezembro de 2008, quando o desmatamento somou 49 quilômetros quadrados. Por outro lado, em relação a janeiro de 2010 foi registrado 63 quilômetros quadrados de desmatamento, o que representou um aumento de 26% em relação a janeiro de 2009, quando o desmatamento atingiu 50 quilômetros quadrados.

No período observado pelos satélites (dezembro de 2009 e janeiro de 2010), a cobertura de nuvens em Mato Grosso foi a menor de todos os estados (basta ver o mapa no boletim "Transparência Florestal"). O secretário adjunto de Qualidade Ambiental, Salatiel Araujo, explicou que “dessa forma, diminui a possibilidade de subestimativa, que foi indicada para o restante da região amazônica”.

“Mato Grosso tem 130 quilômetros quadrados de indicativos de desmatamento do tipo corte raso no período de agosto de 2009 a Janeiro de 2010, contra 201,8 quilômetros no período de agosto de 2008 a janeiro de 2009. Ou seja, uma diminuição de 35 % comparando um período com o outro”, analisou Salatiel Araujo.

Para o secretário adjunto, “os dados de desmatamento do tipo degradação progressiva divulgados pelo Imazon, em função de um período mais longo de fornecimento de dados (setembro de 2008 a janeiro de 2010), já começam a ser passíveis de comparação e, ambos os levantamentos (do Inpe informados recentemente e do Imazon), confirmam uma clara tendência na diminuição do desmatamento no Estado para 2010”.

Segundo o secretário adjunto, “Mato Grosso vai continuar analisando tendências em períodos mais longos do que entre um mês e outro, tendo como base sua própria experiência de campo no assunto e baseado também na indicação dada pela maioria dos pesquisadores da área de que esta é a melhor estratégia de análise”

Em relação às observações feitas por alguns pesquisadores, de que em 2010, por ser um ano de eleições, poderia haver um retrocesso na tendência de diminuição de desmatamento, Salatiel Araújo disse que “as estatísticas do desmatamento no Estado de Mato Grosso em anos de eleição e anos onde não ocorre o processo eleitoral, não demonstra essa situação. Existem anos em que já houve processo eleitoral e o desmatamento diminuiu, bem como existem anos em que não houve eleições e mesmo assim o desmatamento aumentou. Não existe uma tendência clara no Estado, de modo que não podemos afirmar que existe relação causal entre eleições e desmatamento”.

O secretário adjunto destacou ainda que as ações de fiscalização, como já vem ocorrendo a vários anos no estado, continuam sendo prioridade. “Os polígonos indicados como desmatamento (corte raso) e degradação progressiva foram repassados para o setor de fiscalização que se responsabilizará pelo exame em campo das informações prestadas pelo Imazon”.