ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Escândalo envolve tesoureiro de Dilma

Data: Sábado, 06/03/2010 00:00
Fonte:

Fonte:rdnews

A revista Veja, disponível no Estado a partir deste domingo (7), destaca que o petista João Vaccari Neto, tesoureiro do partido, deve cuidar das finanças da campanha eleitoral de Dilma Rousseff à sucessão de Lula. No entanto, é apontado como envolvido no esquema Bancoop. Matéria da revista demonstra que, depois de quase três anos de investigação, o Ministério Público de São Paulo finalmente conseguiu pôr as mãos na caixa-preta que promete desvendar um dos mais espantosos esquemas de desvio de dinheiro perpetrados pelo núcleo duro do PT: o esquema Bancoop. Desde 2005, a sigla para Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo virou um pesadelo para milhares de associados. Criada com a promessa de entregar imóveis 40% mais baratos que os de mercado, ela deixou, no lugar dos apartamentos, um rastro de escombros.

   Agora, segundo Veja, começa-se a entender o por que. Na semana passada, chegaram às mãos do promotor José Carlos Blat mais de 8 mil páginas de registros de transações bancárias realizadas pela Bancoop entre 2001 e 2008. O que elas revelam é que, nas mãos de dirigentes petistas, a cooperativa se transformou num manancial de dinheiro destinado a encher os bolsos de seus diretores e a abastecer campanhas eleitorais do partido. Na sexta (5), o promotor pediu à Justiça o bloqueio das contas da Bancoop e a quebra de sigilo bancário daquele que considera ser o principal responsável pelo esquema de desvio de dinheiro da cooperativa, seu ex-diretor financeiro e ex-presidente João Vaccari Neto.

   Outros assuntos abordados são o terremoto que abalou o Chile e a nova pílula que age até cinco dias após a relação sexual. Este medicamente atua melhor que as chamadas "pílulas do dia seguinte". Recentemente, o laboratório francês HRA Pharma lançou no mercado europeu uma versão mais duradoura da pílula. Sob o nome comercial de EllaOne, a nova pílula está em análise na FDA, a Agência Americana de Controle de Medicamentos.