ARIPUANÃ, Quarta-feira, 12/08/2020 -

COLUNAS

Automóveis: Antes de comprar um carro confira a Tabela Fipe.

Data: Quarta-feira, 15/04/2020 16:08
Fonte: por: Luiz Affonso - Marketing Digital

Antes de comprar um carro você deve conferir a Tabela Fipe, isto por que os paramentos de vendas são baseados nela de acordo com as principais características do automóvel em questão.

Em consulta com a tabela Fipe, pode ser verificada o valor médio dos veículos anunciados pelos vendedores em relação ao mercado nacional, este possui como principal objetivo fornecer um parâmetro de negociação contratual, seja para fazer seguros, financiamentos e outros negócios, facilitando o instrumento contratual para ambas as partes.

Deste modo, o que se tem a dizer sobre a mesma é que a tabela Fipe mostra o peço médio do mercado brasileiro, a apuração de preços não é feita do mesmo ano para todos os tipos de veículos.

  • Apuração de preços:

A tabela Fipe realiza a apuração de preços para o segmente de:

- Carros e utilitários, a partir do ano modelo de 1985;

- Caminhões e micro-ônibus, a partir do ano modelo de 1981;

- Motos, triciclos e quadriciclos, a partir do ano modelo de 1990;

Para alguns modelos de caminhões o valor não é apurado de acordo com o ano modelo, como nos veículos anteriores, o valor é apurado a partir do chassi da cabine de cada marca, modelo e inversão.

Enquanto isso, para os veículos de 0 (zero) quilometro, o preço médio é apurado dentro de um compilado de versões com opcionais básico, intermediário e completo, para que assim, o consumidor final consiga saber o valor do pagamento do veiculo a vista.

Nos casos de veículos seminovos e usados, é realizado uma captação de preços anunciados de um mesmo veículo, dentro dessa captação é selecionado os valores muito altos, bem como os valores muito baixos, com algumas observações, mas no geral esta captação ocorre por meio de estatísticas, sendo uma media calculada entre a grande maioria dos preços levantados.

  • Objetivo da tabela;

É neste impasse que podemos concretizar que a tabela Fipe é uma media que apenas reflete os preços anunciados pelos vendedores para quem deseja comprar carro, sendo meramente um valor referencial, desse modo, só pode aplicar sempre que possível os fatores de correção, estes fatores são determinados pelo próprio vendedor e pode até ser objeto de negócio com a outra parte, nesta alçada que se englobam o estado de conservação do veículo, a quilometragem e até mesmo os equipamentos, originais ou não que foram introduzidos ao automóvel ao longo do tempo.

No entanto cabe dizer que alguns veículos não considerados para contagem.

  • Veículos não considerados para contagem;

Os veículos não considerados possuem qualidades e caraterísticas especificas com a finalidade de usos especiais, dentre esses destacam-se:

- Veículos para revenda;

- Veículos para frotista;

- Veículos para o governo;

- Veículos blindados;

- Veículos personalizados com conversão de motores;

- Veículos transformados;

- Veículos de fabricação própria;

- Veículos de marcas não consolidadas no mercado;

- Veículos de importação independente;

- Veículos de teste.

  • Consulta de preços na tabela;

Para realizar a consulta efetiva dos preços automotivos é muito simples, isto por que o site oficial da tabela é muito auto explicativo e fácil de entender, no entanto, segue algumas instruções:

1 - De primeiro momento é necessário acessar o site veículos.fipe.org.br;

2 – Neste site a tela principal será uma breve explicação sobre o que é a tabela Fipe e quais seus objetivos, também está disponível ao visitante um breve vídeo sobre a apuração de preços da tabela, o vídeo possui cerca de 05 (cinco) minutos e é animado e explicativo.

3 – Você deve escolher o tipo de veiculo para consultar, sendo carros e utilitários pequenos, caminhões e micro-ônibus ou consulta de motos.

Se você clicar por exemplo em consulta de carros e utilitários pequenos, você deve colocar o período de referencia da pesquisa, após irá informar a marca do veículo, modelo e o ano, por fim, clicar em consultar.

Irá aparecer uma pequena tabela constando todos os dados do veículo pesquisado, sendo o mês de referência escolhido, o código Fipe, a marca, modelo, ano modelo, autenticação, data da consulta e por fim o preço médio do automóvel.

Agora que você já sabe que antes de comprar um carro deve conferir a tabela Fipe,  aproveite para compartilhar esse post com seus amigos em suas redes sociais.



Autor: por: Luiz Affonso - Marketing Digital
Sobre: https://www.chavesnamao.com.br/