Editorial - 14/11/2019 00:00

Programa de Qualificação forma novos profissionais em Aripuanã

Qualificação gratuita oferecida pela Nexa e Senai-MT abre novos horizontes e perspectivas para jovens e adultos de Aripuanã e região.

Foi olhando para as horas passarem nos relógios da loja que trabalhava em Aripuanã que Dhuliana Mazurek tomou uma decisão: era momento de liderar seu crescimento profissional. Coincidência, ou não, uma das mensagens que acabara de receber no celular era justamente sobre cursos gratuitos de qualificação que estavam sendo oferecidos no município. Após processo seletivo realizado no início de 2019, foi aprovada para uma das vagas do curso de Auxiliar em Geologia e Sondagem, um dos nove cursos oferecidos pela Nexa, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT).  

As aulas das primeiras turmas, incluindo a de “Dhuli”, começaram em julho deste ano. No total, somando toda a mobilização para o ensino e os equipamentos, o Programa de Qualificação Profissional representa um investimento de mais de R$ 9 milhões da Nexa para fortalecer e qualificar a mão de obra local, com 500 vagas gratuitas. A ideia é que boa parte desses futuros profissionais sejam absorvidos pela Nexa e por prestadoras de serviço da empresa. “Além das oportunidades que estão surgindo em Aripuanã, os cursos são certificados pelo Senai e têm reconhecimento nacional. Então, o currículo dessas pessoas ganha mais peso e valor na hora de buscar uma vaga de emprego em qualquer região e empresa do país”, ressalta Lélia Brun, diretora regional do Senai MT.

 

A lição sobre correr atrás do próprio desenvolvimento Dhuli aprendeu em casa. Ela tinha apenas dois anos quando os pais deixaram Planalto, no Paraná, e mudaram-se para Aripuanã, em 2000. Uma história semelhante à da maioria dos moradores do município. Hoje, aos 22 anos, Dhuli inspira suas duas irmãs, que têm nela um exemplo de determinação e coragem. Marina Mazurek, irmã do meio, decidiu seguir seus passos e é uma das alunas do curso de assistente de recursos humanos, também promovido pela Nexa em parceria com o Senai-MT. 

“Todo mundo em Aripuanã é assim, batalhador. A gente viu nossos pais trabalharem muito a vida toda e carregamos um pouco disso”, afirma Dhuli. 

Dhuly não imaginava, mas a decisão por se qualificar logo produziria uma transformação em suas perspectivas profissionais. O motivo foi uma ligação confirmando sua contratação pela Nexa para trabalhar justamente na área que está estudando. “A gente vê que a vida é feita de decisões e escolhas. E fico feliz de ter tomado um novo rumo na minha trajetória profissional”, afirma.

 A contratação de Dhuly não é obra do acaso ou coincidência. É uma das metas da Nexa empregar ao menos 50% de mulheres durante a fase de operação do empreendimento, prevista para iniciar em 2021. O primeiro passo foi dado em conjunto, pela Nexa e pela população de Aripuanã. Das 500 vagas ofertadas no Programa de Qualificação Profissional, 54% foram preenchidos por mulheres, o que demonstra o interesse delas por espaço no mercado de trabalho e na indústria mineral.

 

 

Crescimento em conjunto com o município

Durante o ensino médio, Dhuliana sentava nas cadeiras da “antiga” Escola Elídio Murcelli Filho. Os anos passaram e é na mesma escola que as turmas do curso de qualificação serão formadas, agora com nível profissional. A escola passou por reforma completa, agora com 14 salas de aula climatizadas, 6 laboratórios e elevador e rampa de acesso para pessoas com deficiência. Na prática, a “antiga” Escola Elídio já pode ser chamada de “Nova Elídio”. 

“Voltar ao local em que passei tantos momentos bons já é algo que mexe com a gente. Ainda mais quando vemos que é um espaço todo novo e que representa também uma fase nova na vida de tantos amigos, que também estão buscando qualificação e oportunidade”, afirma Dhuliana.

 

 

 

Galeria de imagens

Veja abaixo algumas fotos dos espaços já prontos da “Nova Elídio”, cujas obras estão em fase final de conclusão e veja um pouco mais da rotina de Dhuliana Mazurek.