ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Romney lidera em Massachusetts e outros 2 Estados, diz CNN

Os pré-candidatos, da esq. para dir., e de cima para baixo: Mitt Romney, Rick Santorum, Ron Paul e Newt Gingrich

Data: Quarta-feira, 07/03/2012 00:00
Fonte: Folha de SP

O ex-governador de Massachusetts, Mitt Romney, lidera as primárias republicanas no Estado que governou, que encerraram na noite desta terça-feira, de acordo com a emissora de televisão CNN.

 

De acordo com pesquisa boca de urna, Romney alcançou 70% dos votos, o ex-senador da Pensilvânia Rick Santorum obteve 12%, o ex-senador do Texas Ron Paul, 9%, e o ex-presidente da Câmara dos Representantes Newt Gingrich, 4%.

 

Romney também lidera as primárias para a presidência dos Estados Unidos no Estado da Virginia, também se encerraram na noite desta terça-feira.

 

Com 71% das urnas apuradas, Romney aparece com 59% contra 41% do ex-senador pelo Texas, Ron Paul. Apenas os dois concorrem em Virginia.

 

Mais cedo, a emissora de televisão CNN divulgou uma pesquisa de boca de urna que aponta vitória de Romney em Vermont.

 

De acordo com a pesquisa boca de urna do canal de televisão, o ex-governador alcançou 38% dos votos no Estado, seguido pelo ex-senador do Texas Ron Paul, com 27%. O ex-senador Rick Santorum teve 23% e o ex-presidente da Câmara dos Representantes, Newt Gingrich, 8%.

 

Ainda não foram divulgados os números de Virginia. A vitória de Romney é esperada nessas localidades, de acordo com pesquisas publicadas antes do pleito.

 

GINGRICH

O ex-presidente da Câmara de Representantes dos EUA, Newt Gingrich, venceu as primárias republicanas da 'superterça' na Geórgia --seu Estado natal-- segundo projeção da rede de TV americana CNN.

 

De acordo com a rede de TV, ele obteve 45% dos votos, seguido de Mitt Romney --com 26%--, Rick Santorum, que ficou com 20%, e pelo ex-senador do Texas Ron Paul (8%).

 

Caso seja confirmada, será a segunda vitória de Gingrich nas prévias, depois de ganhar em janeiro na Carolina do Sul.

 

O pré-candidato fez campanha na Geórgia durante vários dias e havia dito que a vitória no Estado era "crucial" para que ele se mantesse na disputa pela candidatura republicana à Casa Branca.

 

Segundo o liveblog da CNN, Gingrich agradeceu seus partidários com uma mensagem em sua página no Twitter "Obrigado, Geórgia! É gratificante vencer em meu Estado natal'", escreveu.

 

VANTAGEM

As primárias republicanas em dez Estados nesta terça-feira poderão aumentar a vantagem do ex-governador de Massachusetts, Mitt Romney, para ser o candidato do partido a enfrentar o presidente democrata Barack Obama nas eleições de 6 de novembro.

 

Isso dependerá da votação em todas as regiões, mas especialmente em Ohio, onde as pesquisas mostram empate técnico entre Romney e o ex-senador Rick Santorum. Tradicionalmente, o candidato que ganha as primárias republicanas no Estado é o indicado à disputa federal.

 

O ex-governador, que venceu o pleito em Michigan, seu Estado natal, na última terça (28), com uma vantagem apertada para Santorum, ganhou quatro primárias consecutivas, incluindo o 'caucus' (eleição em assembleias partidárias) do Estado de Washington, na costa oeste do país, no último sábado.

 

Estão em disputa nesta terça 419 delegados para a convenção nacional do Partido Republicano, que será em agosto. Para a indicação à candidatura à presidência, são necessários pelo menos 1.144 votos.

 

Até o momento, de acordo com a emissora de televisão CNN, Romney tem 207, Santorum, 86, o ex-senador Ron Paul, 46, e o ex-presidente da Câmara dos Representantes, Newt Gingrich, 39.