ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Tornados matam ao menos 38 em cinco Estados dos EUA

Data: Terça-feira, 06/03/2012 00:00
Fonte: Folha Online

Equipes de resgate vasculham escombros no Kentucky e em outros quatro Estados americanos atingidos pela onda de tornados que matou ao menos 38 pessoas neste final de semana.

 

De acordo com autoridades locais, 19 pessoas morreram no Kentucky, 14 em Indiana, três em Ohio, uma no Alabama e uma na Geórgia.

 

Em Ohio, o governador John Kasich declarou estado de emergência. O presidente americano, Barack Obama, ofereceu a ajuda da Fema (Agência Federal de Administração de Emergências) e da Guarda Nacional para os esforços de resgate.

 

O serviço de meteorologia divulgou 297 avisos de tornado entre sexta-feira (2) e sábado.

 

Segundo as previsões, mais tempestades devem se formar neste sábado no sul da Geórgia e no norte da Flórida.

 

Ao todo, as tempestades afetaram uma região que vai dos Estados de Ohio e Indiana, na região dos Grandes Lagos, até os do Alabama e Geórgia, no Sul.

 

INDIANA

"A ira da Mãe Natureza não é novidade para nós aqui em Indiana", disse o governador Mitch Daniels à rede CNN, durante uma visita ao sul do Estado, fortemente afetado pela tempestade.

 

"Mas isto é quase tão grave quanto tudo o que já vi nos anos em que estou neste cargo", acrescentou, tendo como pano de fundo a pequena cidade de Henryville, duramente atingida.

 

Tony Williams, 46 anos, proprietário de uma loja no sul de Indiana, disse que quatro pessoas morreram na área de Chelsea, incluindo um menino de 4 anos e seus bisavós. O garoto estava num porão com a mãe, mas foi arrancado de seus braços pelo forte tornado. A mãe sobreviveu.

 

Segundo Williams, 60 crianças de uma escola local se refugiaram em sua loja durante a noite.

 

Em Salem, localidade a oeste de Chelsea, em Indiana, uma menina de 2 anos foi encontrada viva em um campo, depois de ter sido levada pelo tornado, afirmaram autoridades. Ela foi levada de helicóptero para um hospital, em estado grave.